alfabatização

1204 palavras 5 páginas
UNICID- UNIVERSIDADE CIDADE DE são PAULO

CIÊNCIAS NATURAIS e educação fisica

PEDAGOGIA

ELIANE APARECIDA DA SILVA
RA:12400019

prática de ensino

são paulo,2014

PRoposta PEDAGÓGICA

Pesquisa sobre temas transversais da ética e da saúde, estabelecer relação entre Ciência da Natureza e Educação Física e áreas tradicionais dos anos inicias (língua portuguesa e matemática).

Resumo:
Os TEMAS TRANSVERSAIS surgem na Educação a partir de questionamentos realizados em vários países sobre qual deve ser o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada e sobre quais devem ser os conteúdos abordados na escola.
Dessa forma esse “giro” de noventa graus, onde os temas transversais assumem a posição de eixos vertebradores, possibilitará uma nova concepção de ensino, que permitirá ver as disciplinas curriculares atuais não como fins em si mesmas, mas como “meio” ou instrumento para se alcançar outros objetivos, mais voltados aos interesses e necessidades da maioria da população, aproximando dessa forma o científico do cotidiano.
Dessa forma, as matérias curriculares são entendidas como meios através dos quais pretende-se desenvolver a capacidade de pensar e de compreender e interpretar adequadamente o mundo que nos rodeia. E se estes conteúdos estruturam-se em torno de eixos que exprimem a problemática cotidiana atual, convertem-se em instrumentos cujo valor e utilidade são evidenciados pelos alunos.

INTRODUÇÃO:

ÉTICA:
O respeito mútuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade são pontos de destaque dentro do conteúdo de Ética. A importância de incluí-los nos projetos se torna claro quando as diversas etnias, culturas, religiões e opiniões presentes na formação da população SAÚDE:
Os principais conteúdos a serem abordados envolvem as dimensões individual e social da saúde, onde o ser humano dispõe de meios para criar

Relacionados

  • Resumo
    398 palavras | 2 páginas
  • O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    8196 palavras | 33 páginas