ALESSANDRA OUTRO PEDA O

779 palavras 4 páginas
RELATÓRIO DA 3ª AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA VEGETAL

Transpiração estomática e cuticular em diferentes vegetais
O objetivo é observar e identificar em diferentes vegetais qual é a face foliar responsável pela transpiração estomática, e após comparar o tecido vegetal que contém os estômatos ao resultado do experimento realizado com o vegetal.
O experimento realizado visa observar a transpiração estomática nos vegetais, visto que é pela transpiração estomática que a planta perde vapor de água para o meio, através dos seus estômatos, que estão situados na epiderme das folhas, ou em alguns caules quando esses são verdes.
A importância da transpiração no vegetal:
É através da transpiração realizada pelo vegetal (estômatos) a forma que a planta se utiliza para “absorver” água do solo para dentro de seu corpo vegetal, processo este que acontece por diferencial de pressão, ditado pelo potencial hídrico dos vegetais.
É através do processo de trocas gasosas realizados pelos estômatos que os vegetais realizam as trocas gasosas com o meio ambiente, admitindo CO² da atmosfera e incorporando-o ao seu tecido vegetal. Pelo processo transpiratório e pelas diferenças de potencial hídrico e osmótico que vai ocorrendo nos tecidos dá-se consecutivamente a absorção de nutrientes minerais que estão no solo, estes são carreados juntamente com o fluxo de água oriundo do solo para dentro do vegetal, processo que se inicia no sistema radicular. Conclui-se que a transpiração é um fator determinante para o processo de transporte e incorporação de nutrientes minerais ao seu tecido. Também pelo processo transpiratório o vegetal realiza o seu arrefecimento, isto é, a perda da temperatura para o meio. A água quando evaporada consegue absorver energia do meio, sendo este no caso o calor, quando estas transpiram, dissipam grandes quantidades de energia. A montante de dissipação energética para o meio é de 1grama de água a vinte graus célsius consegue absorver 2450 joules de energia e dissipá-lo

Relacionados