Alergia e Intolerância Alimentar

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2015
Alergia e Intolerância Alimentar

Uma alergia alimentar é uma reação alérgica a um alimento em particular. Uma doença muito mais comum, a intolerância alimentar, não é uma reação alérgica, porém constitui um efeito indesejável causado pela ingestão de um determinado alimento.
São muitas as pessoas que não podem tolerar certos alimentos, por motivos vários que não são a alergia: podem, porexemplo, não possuir o enzima necessário para digeri-los. Se o sistema digestivo não puder tolerar certos alimentos, o resultado pode ser uma perturbação gastrointestinal, gases, náuseas, diarréia ou outros problemas. Em geral as reações alérgicas não são responsáveis por este conjunto de sintomas. Existe várias pretensões controversas acerca da «alergia alimentar», nas quais se culpa certos alimentospor problemas que vão desde a hiperatividade infantil à fadiga crônica. Outras opiniões pouco fundadas atribuem à alergia alimentar a culpa pela artrite, pelo baixo rendimento desportivo, pela depressão e outros problemas.
Sintomas
Um problema comum, que pode ser uma manifestação de alergia alimentar, começa na infância e surge habitualmente quando na família existem casos de doenças atópicas(como a rinite alérgica ou a asma alérgica). O primeiro indício de predisposição alérgica pode ser uma erupção cutânea como o eczema (dermatite atópica). A referida erupção pode ser ou não acompanhada por sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarréia, e pode ou não ser causada por uma alergia alimentar. Quando a criança completa o seu primeiro ano de vida, o eczema já quase não éproblema. As crianças com alergias a certos alimentos provavelmente contrairão outras doenças atópicas à medida que crescem, como a asma alérgica e a rinite alérgica estacional. Contudo, nos adultos e crianças com mais de 10 anos é muito pouco provável que os alimentos sejam responsáveis pelos sintomas respiratórios, apesar das provas cutâneas (da pele) serem positivas.
Algumas pessoas sofrem reaçõesalérgicas muito graves, face a potentes alergênicos específicos dos alimentos, em especial as nozes, os legumes, os mariscos e as sementes. Os indivíduos alérgicos a esses alimentos podem reagir violentamente ao comer uma quantidade mínima da substância em questão. Pode ficar coberto de uma erupção em todo o corpo, sentir a sua garganta a inflamar-se até se fechar e ter dificuldades respiratórias.Uma queda repentina da tensão arterial pode causar enjôos e um colapso. Esta emergência, potencialmente mortal, recebe o nome de anafilaxia.
Os aditivos alimentares podem provocar sintomas como resultado de uma alergia ou de uma intolerância. Alguns alimentos contêm toxinas ou substâncias químicas (por exemplo, histamina) que são responsáveis por reações adversas não alérgicas. Compostos como oglutamato monossódico (GMS) não causam alergias. Os sulfitos (por exemplo, o metabissulfito, presente em muitos produtos alimentares como conservante) e os corantes (por exemplo a tartrazina, um corante amarelo que é usado nos caramelos, nas bebidas não alcoólicas e em muitas comidas preparadas comercialmente) provocam asma e urticária nas pessoas sensíveis a estas substâncias. Outras sofremenxaquecas após comer certos alimentos.
As alergias e as intolerâncias alimentares costumam ser bastante óbvias, apesar de nem sempre ser fácil distinguir uma verdadeira alergia de uma intolerância. Nos adultos, a digestão aparentemente evita as respostas alérgicas face a muitos alergênicos ingeridos oralmente. Um exemplo é a asma dos padeiros, na qual os trabalhadores das padarias começam a asfixiarquando respiram o pó da farinha ou outros grãos, apesar de poderem comê-lo sem sofrer nenhuma reação alérgica.
Diagnóstico
Os testes cutâneos permitem, em alguns casos, diagnosticar uma alergia alimentar; um resultado positivo não significa necessariamente que um indivíduo seja alérgico a um alimento em particular, porém um resultado negativo assinala que é improvável que seja sensível ao referido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alergia e intolerância alimentar
  • Alergias e intolerâncias alimentares
  • Alergia alimentar x Intolerância x Intoxicação
  • Alergias e intolerancias
  • Alergia e Intolerância
  • INTOLERANCIAS E ALERGIAS
  • alergia alimentar
  • Alergias Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!