Alcool

Páginas: 13 (3110 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
Álcool

Introdução
O álcool é um composto orgânico que possui na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ligados a carbonos saturados. É comumente utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas.
O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também écombustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.
O metanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é CH3OH. Cerca de um terço de toda sua produção mundial é utilizado na síntese de formaldeído. Por sua vez, esse importante aldeído é consumido na produção de resinas, tintas, cosméticos, explosivos,plásticos. Por dissolver certos sais de uma maneira mais eficiente que o etanol, o metanol é utilizado amplamente como solvente industrial.

Histórico
Os primeiros indícios do consumo de álcool pelo ser humano, segundo registros arqueológicos, datam de mais de oito mil anos. No primeiro momento, as bebidas eram produzidas apenas pela fermentação e, por isso, tinham um baixo teor alcóolico.Com o desenvolvimento do processo de destilação, começaram a surgir as primeiras bebidas mais fortes e mais perigosas. Com a Revolução Industrial, a bebida passou a ser produzida em série, o que aumentou consideravelmente o número de consumidores e, por conseqüência, os problemas sociais causados pelo abuso no consumo do álcool.

Como combustível, o Brasil utilizava o álcool extraído da cana deaçúcar desde o início do século XX. Até que, com a crise do petróleo, em 1975, foi criado o programa pró- álcool (Decreto nº 76.593), visando o uso alternativo dessa fonte energética, em substituição ao petróleo e seus derivados.
O governo brasileiro iniciou uma fase de grande investimento no cultivo da cana-de-açucar, o que beneficiou a indústria açucareira, que passava por um momento de crise,devido a modernização dos engenhos, melhoria do processo, entre outros.
Em 1979, devido à guerra entre Irã e Iraque, houve o segundo choque do petróleo, o que impulsionou o programa. O PróAlcool concentrou-se, nessa fase, na produção de etanol anidro (cerca de 99,5% de pureza) em destilarias anexas às usinas, para que depois fosse misturado à gasolina.
A partir de 1980, a produção nacionalganhou maiores dimensões e novas características, produzindo predominantemente, o etanol hidratado (cerca de 94,5% de pureza), que era usado diretamente nos motores projetados ou adaptados para essa finalidade, acarretando grande expansão. Dados oficiais afirmam que, em 1986, os carros a álcool eram responsáveis por 96% dos veículos comercializados no país.
Com o declínio dos preços do petróleo, aalta dos preços do açúcar, e o direcionamento pelas montadoras na fabricação de automóveis à gasolina, em 1990, houve uma queda na fabricação de veículos a etanol, diminuindo seu consumo.
Um novo impulso se deu em meados de 2003, com o lançamento dos carros flex-fuel, que permitem que o carro seja abastecido com etanol e/ou gasolina. Atualmente, no Brasil, toda a gasolina, seja ou não para usoautomotivo, contém de 20% a 25% de etanol anidro. O percentual exato varia, conforme decisões políticas e econômicas governamentais.

Etanol
O etanol é um combustível renovável, normalmente obtido através da fermentação de plantas cultivadas, como a cana de açúcar, o milho, a beterraba, o trigo e a mandioca. No Brasil, é produzido a partir da cana-de-açúcar, que é a matéria prima mais eficiente deque se tem conhecimento. Seu rendimento é cerca de sete vezes maior se comparada com o etanol proveniente do milho, produzido nos EUA, e quatro vezes maior que o etanol feito de beterraba e trigo utilizados na Europa. É um incolor, volátil, inflamável e totalmente solúvel em água. Contém aproximadamente 35% de oxigênio em sua composição e possui combustão limpa, ou seja, sua queima resulta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alcool
  • ALCOOL
  • ALCOOL
  • Alcool
  • Alcool
  • Alcool
  • alcool
  • alcool

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!