alcanos

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2014
Alcanos
Também conhecidos como hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, os alcanos são compostos que se constituem exclusivamente de carbono e hidrogênio, formando uma série homóloga de fórmulageral CnH2n +2, onde o primeiro membro é o metano (CH4).
Os alcanos apresentam uma estrutura física de cadeia carbônica acíclica (alifática), saturada e homogênea, ou melhor, são formados por cadeiasabertas que apresentam ligações simples entre os átomos de carbono.
Dependendo do número de átomos de carbono, os alcanos podem apresentar-se nas fases sólida, líquida ou gasosa. Dessa forma, osalcanos de cadeia normal de um a quatro carbonos apresentam-se como gases, de cinco a dezessete carbonos, como líquidos e de dezoito carbonos em diante, como sólidos. Os alcanos gasosos e os sólidos sãoinodoros, puros são incolores, os e os líquidos possuem um cheiro característico, como no caso da gasolina.
Presentes na natureza, os alcanos podem ser extraídos e purificados. Podemos encontra-losprincipalmente no petróleo, gás natural, xisto betuminoso e cera mineral.
São caracteristicamente apolares, isso significa que não dissolvem em solventes fortemente polarizados, como água. Mas sãosolúveis na presença de benzeno ou álcool. A aplicação prática dos alcanos é na produção de diversos compostos da indústria petroquímica e é usado também como combustível.
Fórmula geral:
CnH2n+2
onde n éo número de átomos de carbono na molécula.
Com efeito, cada carbono está ligado a dois átomos de hidrogênio, com exceção dos dois carbonos das extremidades da cadeia, ligados a três átomos dehidrogênio.






Alcenos
Também conhecidos como hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio. O que os diferencia dos outroscompostos é o fato de possuírem a fórmula geral CnH2n, onde o primeiro membro é o eteno (C2H4).
Outras características desses hidrocarbonetos são: cadeia carbônica acíclica (alifática), insaturação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • Alcanos
  • alcanos
  • Alcanos
  • Alcano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!