ALCA

Páginas: 3 (640 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ALCA
Área de Livre Comércio das Américas

- O que é
- Objetivo
- Implementação
- Fast track
- Países membros
- Se desse certo
- Porque falhou
1. O que é
ALCA foi um plano estadunidenseproposto pelo presidente Bill Clinton durante a Cúpula das Américas, em 1994, para a criação de um grande bloco econômico integrando os 34 países do continente americano, exceto Cuba.
2. Objetivo
Oobjetivo era acabar gradativamente com as taxas alfandegarias dos membros do bloco, formando assim uma área de livre comercio (até 2005). Além de também aumentar a circulação de serviços e aumentar asrelações comerciais entre os países integrantes.
3. Implementação
Em 1994 é anunciado o plano da ALCA.
Em 1998, na cidade de Santiago, capital do Chile, foi realizada a primeira reunião paradebater a criação da Alca. Nessa ocasião, ficou estabelecido que o bloco entraria em vigor a partir de 2005.
Porem em outra reunião realizada no ano de 2001, os possíveis integrantes da ALCA esperavamsua inauguração 2005 e novamente ocorreram divergências sobre o assunto. O Brasil foi contra a rapidez da implantação, até porque essa é uma decisão de grande importância para o futuro do país.
Oprojeto da ALCA está parado desde novembro de 2005 quando foi realizada a 4º Cúpula das Américas. A proposta foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião, realizada em novembro de 2005, em MarHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_del_Plata"delHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_del_Plata" Plata.
4. Fast track
Via rápida para a implementação da Alca, em 1997 o então presidente BillClinton não conseguiu aprovar no Congresso porem no governo do Presidente George W. Bush (2002-2005) foi autorizado pelo Congresso Norte-americano.
7. Países membros
Antigua e Barbuda, Argentina,Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos da América, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ALCA
  • alca
  • Alca
  • ALCA
  • Alca
  • alca
  • ALCA
  • ALCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!