Albert camus - estrangeir

1363 palavras 6 páginas
o
Guião

1. Motivo da escolha (pequena introdução informal)

- Cada um diz porque é que escolheu este livro

(opcional)
-L'étranger, (em português, O estrangeiro) (1942)

-É o mais famoso romance de Albert Camus.

-Faz parte do "ciclo do absurdo" de Camus, trilogia composta de um romance (L'Étranger), um ensaio (Le Mythe de Sisyphe - O mito de Sísifo) e de uma peça de teatro (Caligula) que descrevem o aspecto fundamental de sua filosofia : o absurdismo.

-O romance foi traduzido em quarenta línguas e foi realizada uma adaptação cinematográfica por Luchino Visconti em 1967.

2.Biografia

Albert Camus (Mondovi, 7 de novembro de 1913 — Villeblevin, 4 de janeiro de 1960) foi um escritor e filósofo nascido na Argélia.

Na sua terra natal viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor.

Desde cedo Camus conhece o gosto amargo da morte. O seu pai morreu durante Primeira Guerra Mundial. A sua mãe então foi obrigada a mudar para a cidade de Argel, para a casa de sua avó materna, no famoso bairro operário de Belcourt onde, anos mais tarde, durante a guerra de descolonização da Argélia houve um massacre de árabes.

Após acabar o doutoramento e estar apto a lecionar, a sua saúde impediu-o de se tornar um professor. Uma forte crise de tuberculose abateu-se sobre ele nesta época. Ele era tuberculoso havia já algum tempo. Esta doença deu-lhe a real dimensão da possibilidade quotidiana de morrer, o que é fundamental no desenvolvimento de sua obra filosófica /literária.

A parti daí trabalhou em diversos jornais como editor, criticando a forma como os árabes eram tratados em França e posteriormente fazendo parte da resistencia contra a ocupação alemã.

Escreveu diversas obras no pós-guerra, entre elas a sua obra-prima – “O Estrangeiro” – com a qual ganharia o prémio Nobel da Literatura em 1957.

Camus morreu em 1960 vítima de um

Relacionados