AJUDANDO O ALUNO A APRENDER MELHOR

1258 palavras 6 páginas
AJUDANDO O ALUNO A APRENDER MELHOR

O Homem vive um processo de Homização constante, ou seja, em desenvolvimento evolutivo continuo, seja fisicamente, biologicamente ou intelectualmente. A evolução é gradativa e acontece no momento em que o ser humano insere-se nas relações sociais e, por conseguinte adquire novos conhecimentos, novas experiências, sejam elas formais ou informais.
Neste percurso evolutivo o sujeito interage com inúmeras pessoas, estas possibilitam a ele descobertas, pensamentos, invenções, ou seja, permitem a ele subir mais um degrau, acumular mais conhecimento. Todavia, as aptidões e habilidades dos seres humanos não são genéticas, são conquistados, criados e adquiridos no processo de assimilação da cultura criada pelas gerações antecedentes. Portanto, o indíviduo aprende a ser homem, o que ele possui no momento que nasce não basta para viver na sociedade.
O ser humano tem o prazer de fazer uso das ricas descobertas das gerações antecedentes, ou seja, o que é criado por uma geração permanece e é passado as seguintes, no entanto, o individuo tem total liberdade para aperfeiçoar tais conhecimentos e ampliá-los, realizando assim o desenvolvimento humano.
Para apropriar-se das aquisições do desenvolvimento histórico da sociedade há uma dinâmica entre o indivíduo e os fenômenos. Segundo Leontiev (1978)

[...] o ser humano, deve entrar em relação com os fenômenos do mundo circundante através doutros homens, isto é, num processo de comunicação com eles. Assim a criança aprende a atividade adequada. Pela sua função, este processo é, portanto, um processo de educação (p.7).

A educação assume várias formas e níveis, mas todas garantem a transmissão das aquisições da humanidade, quanto mais progressos a humanidade tiver, mais cultura para as novas gerações se apropriarem, e acima de tudo, mais ênfase é dada a educação, tanto que, constantemente são criadas instituições de ensino e refletido sobre novos métodos e teorias pedagógicas, a fim de

Relacionados

  • Administração Bíblica
    55410 palavras | 222 páginas
  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas