ajkisd

1865 palavras 8 páginas
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
GESTÃO DA PROPRIEDADE RURAL
ACADÊMICOS: GILMAR JUNIOR RAUBER, PAULO H. MORETTO KEHL

Discussão do histórico, estratégias, internacionalização e situação atual sobre as empresas Marfrig e JBS.

JBS

Histórico:
Tudo começou numa casa de carnes em Anápolis – GO, no ano de 1953 pelo seu fundador José Batista Sobrinho, que iniciou as operações de uma pequena planta com pequena capacidade de processamento. Ainda na década de 60 com a inauguração de Brasília, decidiu-se criar um açougue na nova capital do Brasil, o que triplicou as vendas da marca Friboi nos anos 70 para outras cidades da central do Brasil. Nas décadas seguintes, anos 80 e 90 foram de crescimento e de fortalecimento da marca Friboi no mercado nacional, com aprimoramento de tecnologias para garantia de qualidade e origem. No ano de 2005 houve a internacionalização da marca para o mundo e em 2008 o grupo anunciou a compra de mais três empresas americanas no ramo de carnes (National Beef, Smithfiel Beef e Tasman) aumentando sua capacidade de abate de bovinos e em setembro de 2009 a empresa anunciou a compra de Pilgrim´s Pride, a maior empresa dos EUA na venda de aves e a compra do grupo Bertin que a tornou a maior empresa de proteínas animal do mundo e no segundo maior grupo privado no Brasil.

Estratégias:
As estratégias adotadas pelo grupo JBS para sua expansão e consolidação no mercado mundial de carne bovina foram à diferenciação, diversificação, integração vertical e horizontal.
A estratégia de diferenciação se define como um alto controle de qualidade, onde são utilizados modernos processos de industrialização, conservação e transporte. Além disso, a empresa vem desenvolvendo novas linhas de produtos e as linhas de produtos industrializados.
A estratégia de diversificação consiste no aproveitamento dos subprodutos do abate, os quais são utilizados para a fabricação de produtos de higiene e beleza.
A

Relacionados