Holafi

387 palavras 2 páginas
Resenha Crítica
Título:
O Gerente de Projetos deve Cobrar ou Motivar sua equipe de projeto? Link: http://escritoriodeprojetos.com.br/o-gerente-de-projetos-deve-cobrar-ou-motivar-sua-equipe-de-projeto.aspx
Autor(es):
Eduardo Montes

Apreciação Crítica

O artigo inicia de forma irreverente propondo um debate como os gerentes de projeto são enxergados nos projetos. Logo, o PMBOK é citado, e alguns pontos quanto ao gerenciamento de recursos humanos são abordados: 9.1 Desenvolver o plano de recursos humanos
Concordo plenamente, que um GP quando conhece a equipe que está gerenciando, que define papéis e formas de recompensa, traz o time do projeto para o seu lado.

9.3 Desenvolver a equipe do projeto
Parabenizar quando as atividades estão sendo conduzidas do modo e no prazo planejado. Fazer uma liderança participativa e fugir do paradigma da comunicação “top-down”, tornaria o time mais engajado ao projeto.

9.4 Gerenciar a equipe do projeto
Entendo que estimular o trabalho em equipe e integrar os esforços em algumas situações específicas é bem difícil, pois pode haver células de trabalho independentes dentro de um projeto e integra-las pode causar mais problemas do que trazer ganhos.
Ao passo que concordo plenamente com a proposição de que devem ser fornecidas tarefas desafiadoras a todos.

10.1 Identificar as partes interessadas e 10.4 Gerenciar as expectativas das partes interessadas

Pela minha experiência pessoal, vejo que esse é um dos grandes desafios dos gestores, pois na maioria dos projetos há conflitos de interesses ou há o desinteresse de alguma das partes. A expectativa dos envolvidos é difícil de ser identificada.
Nem sempre é possível resolver os conflitos ou baixar a expectativa, mas é de extrema importância notar esses casos, tentar identificar alternativas e barganhar para encontrar a melhor solução.
Paralelo com sua realidade

Grande parte dos projetos em que atuei, não encontrei “gerentes de projeto”, na verdade,

Relacionados