ajajja

428 palavras 2 páginas
oi ikwankwsmjkwjmkwiw aowjwojwojwoowj qpkqokqoqo skjwkwwlka wmwmwloEstas células são conectadas por junções comunicantes, denominadas junções gap, que possibilita a troca iônica e química entre as células, o que pode ser importante para a coordenação do ciclo do epitélio seminífero. Células de Sertoli adjacentes são unidas por junções ocludentes situadas nas suas paredes baso-laterais, formando a denominada barreira hematotesticular. As espermatogônias permanecem em um compartimento basal situado abaixo da barreira.

Durante a espermatogênese, algumas células que resultam da divisão de espermatogônias atravessam essas junções e ocupam o compartimento adluminal, encontrado sobre a barreira. Espermatócitos e espermátides permanecem em recessos das paredes laterais e do ápice das células de Sertoli, no compartimento adluminal, enquanto os flagelos das espermátides formam tufos que se estendem para o lúmen dos túbulos. Provavelmente, os espermatozóides são liberados dos recessos por movimentos do ápice das células de Sertoli, com a participação de microtúbulos e microfilamentos.

Em humanos e outros animais, as células de Sertoli não se dividem durante a vida sexual madura de um indivíduo. Elas são extremamente resistentes a condições adversas como infecções, desnutrição e radiações e possuem uma taxa de sobrevivência muito melhor após essas agressões, com relação às células da linhagem espermatogênica.

Funções das células de Sertoli
As funções desempenhadas pelas células de Sertoli são diversas. Dentre elas, auxiliam na troca de nutrientes e metabólitos dos espermatócitos, espermátides e espermatozóides. A barreira formada pelas células de Sertoli também protege os espermatozóides em desenvolvimento de ataque imunológico. Outra função desempenhada pelas células em questão é a fagocitose de excessos de fragmentos de citoplasma liberados durante a espermiogênese.

Também secretam continuamente nos túbulos seminíferos um fluído que é transportado na direção

Relacionados