aids

Páginas: 6 (1417 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
AIDS:
AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A AIDS é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.

vírus: HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumaspropriedades comuns, período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

contaminação: Estão identificadas três principais vias de transmissão do VIH: através de relações sexuais desprotegidas; por contacto sanguíneo, sobretudo através de feridas expostas, partilha de seringas ou transfusão de sangueque não tenha sido rastreado; e de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. A infecção por VIH não proporciona imunidade adquirida, pelo que é possível ser infetado diversas vezes com estirpes diferentes do vírus.
sexual: A maioria das infecções por VIH é adquirida através de relações sexuais desprotegidas. A transmissão por via sexual pode ocorrer quando as secreções sexuaisinfetadas de um dos parceiros entram em contacto com as membranas muscosas genitais, orais ou anais do outro.
Sangue: Regra geral há o risco de transmissão de VIH quando sangue infetado entra em contacto com qualquer ferida exposta. Esta via de transmissão é responsável por grande parte dos casos em toxico dependentes, hemofílicos e receptores de transfusões de sangue ou produtos derivados do sangue(embora nos países desenvolvidos as transfusões sejam despistadas para a presença de VIH).
de mãe para filho: A transmissão do vírus de mãe para filho pode ocorrer durante a gravidez, no momento do parto ou através de amamentação. Na ausência de tratamento, a taxa de transmissão é de cerca de 25%. No entanto, caso estejam disponíveis tratamentos de combinação de antirretrovirais e apossibilidade de realizar uma cesariana, este risco pode ser reduzido para 1%%. 87 A partilha da tarefa de amamentação entre mães deve ser evitada, já que é uma das causas de transmissão.

sintomas: Assim que se adquire o HIV, o sistema imunológico reage na tentativa de eliminar o vírus. Cerca de 15 a 60 dias depois, pode surgir um conjunto de sinais e sintomas semelhantes ao estado gripal, o que éconhecida como síndrome do soro conversão aguda.
A infecção aguda pelo HIV é uma síndrome inespecífica, que não é facilmente percebida devido à sua semelhança com a infecção por outros agentes virais como a mononucleose, gripe, até mesmo dengue ou muitas outras infecções virais. Mas os sintomas mais comuns da infecção aguda são:
Febre persistente
Cansaço e Fadiga
Erupção cutânea
Perda de peso rápidaDiarreia que dure mais de uma semana
Dores musculares
Dor de cabeça
Tosse seca prolongada
Lesões roxas ou brancas na pele ou na boca
Além disso, muitos desenvolvem linfadenopatia. Faringite, mialgia e muitos outros sintomas também ocorrem.
Prevenção:
Funcionam a vários níveis ao mesmo tempo:
● Educação sanitária para modificar os comportamentos sexuais ou de consumo de drogas e paraincitar à adoção de medidas protetoras, por exemplo, através do fornecimento de preservativos de baixo custo e equipamento de injeção esterilizado e de informação sobre a sua utilização correta.
● A detecção e o tratamento de outras DST, uma vez que essas doenças ajudam a transmitir o HIV.
● Tratamento com medicamentos, cuidados pré-natais melhorados e partos mais seguro, alternativas à amamentaçãopara reduzir a transmissão da mãe para o filho. A transmissão da mãe para o filho (ou transmissão vertical) refere-se à transmissão do HIV da mãe para o filho no útero; durante o parto ou durante a amamentação. Claro que, a utilização deste termo médico não atribui qualquer estigma à mulher.
● Aconselhamento e testes voluntários e confidenciais.
● Prevenção da transmissão pelo sangue. É muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aids
  • Aids
  • Aids
  • Aids
  • AIDS
  • AIDS
  • Aids
  • aids

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!