ahgfhjd

434 palavras 2 páginas
Transmissão genética
ADN (Ácido Desoxirribonucleico) - É uma molécula orgânica que contém a "informação" que coordena o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos.
Os cromossomas são constituídos por genes que contêm a informação biológica que vai permitir o desenvolvimento de determinadas características do indivíduo. Os cromossomas possuem milhares de genes, o que explica a diversidade humana.
Genes
Segmentos de ADN com um determinado número de nucleótidos e com uma ordem própria que constituem uma unidade de linguagem química designada por gene. O gene é um segmento de um cromossoma a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos.

HEREDITARIEDADE

A Hereditariedade é um processo biológico que se caracteriza pela transmissão de informações genéticas de geração em geração.

Hereditariedade específica- Informação genética responsável pelas características comuns a todos os indivíduos da mesma espécie, determinando a constituição física e alguns comportamentos. É a hereditariedade específica que permite que haja distinção entre as diferentes espécies animais.

Hereditariedade Individual- Informação genética responsável pelas características fisiológicas individuais. É a hereditariedade individual que distingue o indivíduo de todos os outros membros da sua espécie e que o torna único.

Como se relacionam genótipo e fenótipo

Genótipo
O aparecimento de fenótipos diversos deve-se à presença de material hereditário herdado dos genitores. Esse material nada mais é do que o conjunto dos cromossomos que se situam no núcleo das células. Os cromossomos são interpretados como uma sequência de genes. São os genes os portadores das informações que condicionam o fenótipo.

Fenótipo
O fenótipo de um organismo é, quer a sua constituição e aparência física, quer a manifestação específica de uma característica, como o tamanho ou a

Relacionados