aguas

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Divisor de água - Define-se como uma linha imaginária separadoras das águas pluviais. Normalmente entende-se por linha de cumeada, isto é, linha divisora formada por altas montanhas, com suas grandes cristas, as quais desempenham o papel de divisor de águas. Uma prova disso são alguns dos divisores do Planalto Central do Brasil, os quais possuem suaves convexidades, muitas vezes, imperceptíveise que tem a função de separadores de águas pluviais.
Reservatório - São unidades hidráulicas de acumulação e passagem de água situados em pontos estratégicos do sistema de modo a atenderem as situações de garantia da quantidade de água (demandas de equilíbrio, de emergência e de antiincêndio), garantia de adução com vazão e altura manométrica constantes, menores diâmetros no sistema, melhorescondições de pressão. E podem ser classificados de acordo com a localização do terreno ( enterrado, semi-enterrado ou semi-apoiado, apoiado, elevado, stand pipe ) , de acordo com a localização no sistema (montante, jusante ou de sobras) .
Meteorológicas - é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo. Estuda osfenômenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico, com a superfície terrestre subjacente. O foco de estudo da meteorologia é a investigação dos fenômenos observáveis relacionados com a atmosfera. Os eventos atmosféricos que são observáveis somente em um amplo período de tempo são o foco de estudo da climatologia. Os fenômenos meteorológicos estãorelacionados com variáveis que existem na atmosfera, que são principalmente a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade do ar, suas relações e as suas variações com o passar do tempo. A maior parte dos eventos meteorológicos ocorre na troposfera, a camada mais baixa da atmosfera terrestre, e podem afetar o planeta Terra como um todo ou afetar apenas uma pequena região, e para isso a meteorologia ésubdividida para melhor estudar os eventos meteorológicos em escala global, ou eventos estritamente locais.
Compacidade - é um método que serve para caracterizar a forma de bacias hidrográficas. O método consiste em extrair a forma geral duma bacia hidrográfica a partir dum índice, obtido a partir da relação entre o perímetro adoçado da bacia e o perímetro de uma bacia com a mesma área mas deforma circular.
Tempo de concentração - é o tempo necessário par que toda a área da bacia contribua para o escoamento superficial na secção de saída. Em pequenas bacias, o que é o caso, o tempo de concentração é o tempo após o qual todos os pontos dela estão a contribuir para o escoamento e após o qual este escoamento permanece constante enquanto a chuva for constante.
Bifurcação da bacia - tende ase manter constante se em uma região o clima a litologia e estado de desenvolvimento uniforme forem também constante. Os valores desta relação oscilam entre 3 e 5 e, são características dos sistemas fluviais.
Estações hidrometeorológica - é um local adequado e bem planejado, que contém um conjunto de instrumentos aptos a fornecer: a temperatura, direção e velocidade dos ventos, volume deprecipitações, tempo de insolação, umidade da atmosfera, capacidade de evaporação.
Bacia experimental - é possível mensurar o volume de chuvas, a evaporação da água, o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e a qualidade das águas em estações respectivamente relacionadas: pluviométricas, evaporimétricas, fluviométricas, sedimentométricas e de qualidade da água.
Clima - compreende umpadrão dos diversos elementos atmosféricos 1 que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frentes frias, tempestades, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos (temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar) cuja principal ferramenta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua
  • agua
  • Água
  • Água
  • Água
  • Agua
  • Água
  • Agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!