Agressividade Dentro Dos Esportes Individuais

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
Agressividade dentro dos esportes individuais

Podemos dizer que a violência caracteriza-se por um ato de brutalidade, abuso físico e ou psíquico contra alguém. Demonstra relações sociais calcadas na opressão, intimidação, medo e terror.
Entende-se que a violência não faz parte da natureza do ser humano, mas é resultado das relações sociais, nem sempre justas e igualitárias. Sendo assim, nasrelações sociais é possível percebermos diferentes atos de violência sejam eles físicos ou não.

Estamos discutindo a violência no contexto esportivo mais é necessário termos a clareza de que a violência se manifesta de diferentes formas no contexto social caracterizando-se, por exemplo, em violência física, violência psicológica, violência econômica, dentre outras.
Quando observamos os diferentescasos percebemos que eles se encontram disseminados em diversas instituições da sociedade, tais como a família, a escola e o próprio esporte. Ações violentas estão cada vez mais presentes, nos jogos individuas, afetando a população de um modo geral independente de sua classe social, etnia ou gênero. Desta forma, pensar, discutir e refletir sobre a violência nos jogos torna-se um elemento fundamentalpara compreendermos o nosso meio.
Nos dias de hoje a violência vem ganhando constante destaque, com episódios lamentáveis de agressões entre torcedores; agressão entre jogadores; presença de preconceito racial, entre outros.


Um dos motivos que podem ser suscitados para a atual realidade de violência no esporte está ligado ao seu processo de comercialização o qual provoca uma profunda alteraçãono que diz respeito às pressões que os atletas sofrem, como por exemplo: de terem que ganhar a qualquer preço, pressões dos patrocinadores, da mídia, etc. Essas pressões fazem com que muitos jogadores quebrem as regras que regem os esportes, ocasionando um aumento de comportamentos violentos, sejam eles físicos ou verbais.
No dia 13 de abril de 2005, o jornal "Zero Hora", de Porto Alegre/RS,publicou em seus cadernos Esportes, uma matéria sob o título: "torcida de várzea em Milão", onde relatava um dos tantos episódios de violência que vêm ocorrendo no mundo esportivo.
Se fossemos listar os casos de violência relacionados ao esporte esta lista seria enorme, principalmente, de casos relacionados ao fanatismo, uma vez que, muitos torcedores fanáticos desconsideram a lógica da liberdade deescolha e interesse dos outros se colocando numa posição de absoluta convicção de superioridade. Assim, o outro não é considerado somente um adversário no jogo, mas sim, um inimigo.
O perigo do fanático ou do fanatismo consiste exatamente na certeza absoluta e incontestável que ele tem a respeito de suas verdades. O fanático não aceita discussões ou questionamentos com relação àquilo que apresentacomo sendo seu conhecimento.


As torcidas organizadas demonstram exemplos claros de fanatismo carregados de ações violentas que fazem o sentido (incentivar o clube do coração) da torcida se perder. Em algumas cidades eles “torcedores” saem às ruas após os jogos quebrando tudo, automóveis, lâmpadas dos postes, vidraças de vitrines, destroem placas de trânsito, sem falar no que já destruíram dentrodo estádio, principalmente se for do time adversário.


Os "torcedores" representados nessas torcidas são pessoas de todas as classes sociais, que não vão aos estádios ou ginásios simplesmente pela diversão, mas pelo prazer de atos de violência sendo que, muitas vezes, a própria apreciação do jogo é deixada de lado prevalecendo à violência.
Em geral o que foi exposto até o momento traduz parte dosproblemas existentes em nosso contexto social. Muitos devem neste momento estar se perguntando: O que devemos fazer? De início podemos dizer que o primeiro passo para a mudança está na autorreflexão sobre o problema. É necessário compreendermos que podemos mudar a situação a começar pela própria visão que temos em relação à violência, deixando de encará-la como algo natural.
A partir disso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agressividade no esporte
  • Agressividade no esporte
  • Esporte Individual
  • esportes individuais
  • Primeiros socorros dentro do Esporte
  • Sustentabilidade dentro do esporte
  • Esporte Coletivo E Individual
  • Tenis esporte individual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!