Agregados reciclados

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Agregados reciclados

 A indústria da construção causa um grande impacto ambiental ao longo de sua cadeia produtiva; a ocupação de terras, extração de matérias-primas, produção e transporte de materiais e geração e disposição de resíduos podem mudar em parte ou completamente um meio. Estima-se que são gastos aproximadamente uma tonelada de materiais a cada metro quadrado de construção de umedifício, demandando grandes quantidades de cimento, brita, areia, entre outros. Sendo assim, muito resíduo é gerado devido às perdas ou aos desperdícios neste processo. Levantamentos em canteiros de obra em Brasília, no Distrito Federal, apontam uma média de geração de entulho de 0,12 toneladas por metro quadrado. Deste modo, a sustentabilidade na construção civil é um tema de grande importância.A preocupação das construtoras, contudo, não está somente relacionada à essas mudanças causadas no meio ambiente, mas também (e principalmente) ao alto custo e ao desperdício de material. A elevação dos preços dos materiais de construção têm pedido uma maior busca pela diminuição dos gastos, e uma das alternativas das construtoras é o reaproveitamento de resíduos sólidos como, por exemplo, osagregados. Esse reaproveitamento visa uma maior sustentabilidade na produção de edificações, proporcionando economia de recursos naturais e minimização do impacto no meio ambiente, aliados à economia de material e, assim, à diminuição dos custos na construção. A maior vantagem desse reaproveitamento é de fato financeira, já que o material reciclado custa entre 15% a 30% menos que na pedreira.
Ascaracterísticas dos resíduos usados influenciam muitas das propriedades do concreto com agregados reciclados. Tam, Tam e Wang (2006) citam que as características inerentes ao agregado reciclado, incluindo alta porosidade e elevado nível de impurezas, afetam a resistência mecânica de concretos produzidos com esses materiais e limitam suas aplicações. Além disso, os agregados reciclados podem causarinúmeros problemas socioambientais quando não dispostos de forma adequada: ocupação irregular de áreas e vias urbanas, entupimento de sistemas de drenagem, proliferação de vetores de doenças, etc.
Do ponto de vista econômico, segundo (CALDERONI, 2003: 319), não reciclar significa deixar de auferir rendimentos da ordem de bilhões de reais todos os anos. Segundo o mesmo autor, a economia dematéria-prima constitui o principal fator de economia, seguida da economia de energia elétrica.
Do ponto de vista social, por sua vez, a tecnologia de reciclagem é apontada como uma das alternativas para a geração de emprego e renda. Além da economia de matéria-prima e energia na produção de novos agregados, o uso e a reciclagem de resíduos da construção e demolição proporcionam novas oportunidadesde emprego para uma parcela da população que frequentemente é excluída, que passa a se organizar em grupos e efetivamente a gerar renda, tanto na coleta (catadores) quanto em cooperativas de reciclagem (na produção de novos materiais e componentes). É inegável, portanto, o benefício trazido para a indústria, sucateiros, carrinheiros e catadores em geral.
A Resolução nº 307 do Conselho Nacionalde Meio Ambiente (CONAMA), de 2002, regulamenta a gestão dos resíduos de demolição e construção, como tijolos, telhas e concreto, além de solos oriundos de terraplanagem, estabelecendo diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão destes resíduos, classificando-os em quatro diferentes classes: Classe A (resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados), Classe B (resíduos reutilizáveis ourecicláveis para outras indústrias), Classe C (resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias viáveis que permitam sua  reciclagem) e Classe D (resíduos perigosos ou contaminados).
Os itens que podem reciclados são: areia, pedrisco, britas I e II, rachão e bica corrida com e sem agregados de cerâmica. São itens provenientes de resíduos de base cimentícia. Há materiais como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agregados Reciclados
  • USO DE AGREGADOS RECICLADOS DE CONCRETO
  • Agregados reciclados de rcd
  • Concreto com agregados reciclados
  • Agregados Reciclados de construção civil
  • AGREGADOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
  • UTILIZAÇÃO DE AGREGADO RECICLADO EM ARGAMASSAS PARA REVESTIMENTO
  • CONCRETO COM AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!