Magnetismo, eletromagnetismo e motor eletrico

Páginas: 20 (4856 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Aluno: RAFAEL ENGELS


1. Resumo
Atualmente, tornou-se necessária a utilização de novas tecnologias capazes de substituir os antigos modelos de motores por outros muito mais econômicos e duráveis. Desde então, com os gases do efeito estufa, físicos e cientistas trabalharam em busca dessas tecnologias com maior desempenho e menor poluição.
O magnetismo é um fenômeno no qual os imãs atraemalguns metais como ferro, cobalto e níquel. No magnetismo temos a presença de dois polos: o polo norte e o polo sul, que sempre estarão posicionados nas extremidades dos imãs e, cada vez que quebrarmos um imã ao meio ele continuará com seus respectivos polos norte e sul. Os imãs oferecem campos magnéticos que, assim como as cargas elétricas, eles influenciam em regiões do espaço ao seu redor. Todoimã gera no espaço circundante um campo de forças chamado campo magnético. Em torno da Terra existe um campo magnético chamado campo magnético terrestre, se colocarmos uma pequena agulha magnética ela se orientará de modo a apontar sempre para o polo norte da agulha.
Um campo magnético pode ser descrito por meio de suas linhas de campo. Que podem ser visualizadas pondo limalha de ferro sobre umpapel que está em cima de um imã. Apesar de ter algumas semelhanças, o campo magnético e o campo elétrico são diferentes. Dentro dos campos elétrico e magnético é provocado um campo de força que está sujeito à ação de forças elétricas, de atração e repulsão. Eles sempre "nascem" nas cargas positivas (vetor) e "morrem" nas cargas negativas. Porém podemos separar as cargas elétricas positivas dasnegativas, mas é impossível isolar os polos magnéticos norte e sul.
A experiência realizada por Oersted mostra que uma corrente elétrica gera no espaço circundante um campo magnético. As linhas do campo magnético gerado por um fio retilíneo percorrido por corrente são circunferências com centros sobre o fio. A experiência de Faraday mostra que um condutor percorrido por corrente sofre a ação de umaforça quando se encontra imerso num campo magnético. Dessas duas experiências, pode-se deduzir que entre duas correntes também deve existir uma força.
Basicamente um motor elétrico simples é constituído por uma espira condutora imersa num campo magnético. Ao ser percorrido pela corrente, a espira fica submetida às forças do campo e é forçada a girar em torno do eixo central. Temos nesse caso,uma transformação de energia elétrica em energia cinética.








2. Objetivo Geral
O principal objetivo deste trabalho é demonstrar cientificamente o funcionamento dos motores elétricos que são de grande importância nos dias atuais para inúmeros fins. Demonstrando com experiências bem simples procuraremos facilitar o entendimento em vários os aspectos.

2.1. Objetivos EspecíficosDemonstrar o funcionamento do motor elétrico, com suas respectivas peças utilizadas, como bobinas, ímãs, fio condutor, escovas e comutador, entre outros. Mostrar alguns motores elétricos utilizados em nosso dia-a-dia, que muitas vezes usamos e não conhecemos o interior da máquina. Ex. batedeira, liquidificador e parafuzadeira.
Relatar a importância dos motores elétricos por ser uma energia limpa eeconômica em relação aos motores de combustão. Apresentar dois modelos de motor: um de corrente contínua e outro de corrente alternada, e explicar a interação dos ímãs com a corrente elétrica que gera uma força.

3. Justificativa
Atualmente os motores elétricos podem ser empregados nas mais variadas tarefas, desde auxiliar a espremer uma fruta até fazer comprimir o gás presente no sistema derefrigeração das geladeiras. Os motores elétricos são talvez a maior aplicação tecnológica da eletricidade. Junto com os geradores eletromagnéticos transformou o modo de viver no século XX. Esses motores foram os responsáveis por tornar mais simples a realização de diversas tarefas.
Pensando nesse contexto de que os motores elétricos estão sendo cada vez mais essenciais no nosso dia a dia, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos Elétricos
  • Física-Motor Elétrico, Magnetismo e Ensino
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!