Aghata Chistie

67910 palavras 272 páginas
Agatha Christie

O homem do terno marrom Círculo do Livro S.A.
Edição integral
Título do original: "The man in the brown suit"
Copyright © 1924 by Dodd, Mead & Co., Inc.
Copyright © 1952 revewed by Agatha Christie Mallowan
Tradução: Maria Antonietta Brand Corrêa

Prólogo
Nadina, a bailarina russa que tomara Paris de assalto, inclinava-se ora para um lado ora para o outro, ao som dos aplausos. Os negros olhos oblíquos pareciam estreitas frestas a acompanhar a linha dos lábios rubros, curvados num meio sorriso. Franceses entusiastas continuavam a bater com os pés no soalho, em sinal de aprovação, enquanto a cortina, ao fecharse com um som sibilante, ocultava o bizarro décor colorido de vermelho, azul e carmesim. Envolta num turbilhão de gazes azuis e cor de laranja, a dançarina retirou-se do palco. Um senhor de barba recebeu-a nos braços. Era o empresário.
— Magnífico, petite, magnífico — exclamou. — Esta noite, você superou a si mesma. — Beijou-a com galanteria, em ambas as faces.
Habituada a elogios, Mme Nadina aceitou o tributo, sem constrangimento, e seguiu para o camarim. Aí se viam, por toda parte, ramos de flores amontoados descuidadamente e vestidos maravilhosos confeccionados em tecidos com desenhos futuristas. O odor das flores em abundância e os perfumes e essências sofisticados misturavam-se à atmosfera morna, tornando-a levemente adocicada. Jeanne, a camareira, atendia a jovem, tagarelando sem parar, numa torrente de elogios fastidiosos. O dilúvio de palavras que lhe escorria dos lábios foi interrompido por uma leve batida na porta. Jeanne abriu-a, voltando com um cartão de visita.
— A senhora recebe?
— Quero saber quem é.
Languidamente, a bailarina estendeu o braço, mas, ao ler o nome — Conde Sergius Paulovitch —, rápida centelha perpassou-lhe pelo olhar.
— Diga-lhe que entre. Depressa, Jeanne, o penhoar amareloclaro. Quando o conde entrar, você pode retirar-se.
— Bien, madame.

Sorrindo para si mesma,

Relacionados