Aghaebn

555 palavras 3 páginas
Pequena História da Fotografia
Walter Benjamin
Tópicos para apresentação

Surgimento da câmera além da obscura
Fotografia x Quadro
Arte Como Fotografia?
- Aura
Para a apresentação vou precisar de um pouco de ajuda pois o texto é bastante complexo...
No primeiro tópico podemos pegar imagens das fotos de Niepce e Daguerre
Posteriormente uma comparação dessa aproximação da fotografia que é maior do que um quadro, uma foto boa é a de Karl(a esposa dele nos instiga o olhar já q olha de forma distante) Por fim a parte da aura é a mais complexa e eu provavelmente vou ler o que escrevi abaixo e tentar relacionar com o texto.

“Resumo” do que entendi do texto:
A fotografia surgiu com a intenção inicial de se fixar a imagem vista na câmera obscura.

Nipce e Daguerr foram simultaneamente os primeiros a conseguir resultados, porém por problemas de patenteamento, foram forçados a colocar o produto em domínio público, com isso foram criadas as condições para se experimentar mais e ter um grande avanço em questões de técnicas e ideias com o uso de câmeras.

Questionamento se a fotografia é arte (decorrer do texto tem por trás essa pergunta)

A fotografia pode dar um valor mágico que o quadro nunca poderá dar por dois motivos:
1º Pois o expectador busca sempre o “acaso” nas fotografias uma vez que
2ºA fotografia mostra além do que se vê, no exemplo citado o autor comenta da ampliação de fotos de plantas de Blossefeldt.

Crítica às fotos atuais, pois antigamente as fotos eram feitas para durar, o modelo atual vive o sabor do instante enquanto o modelo antigamente vivia dentro do instante (devido às longas exposições necessárias para se fotografar).

Volta em foco do questionamento da arte como fotografia, um pequeno questionamento na forma de perguntar, “fotografia como arte” deveria ser lido como “arte como fotografia”, pois (adentrando o conceito de aura) a fotografia é uma forma de manifestação de arte.

Aura
Figura singular, composta de

Relacionados