Affordances

Páginas: 13 (3195 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Oportunidades motoras (Affordances) presentes em diferentes ambientes familiares de crianças assistidas em creche e pré-escola.

Marcília Ingrid Lima Barroso1;; Adalberto Veronese da Costa2; Humberto Jefferson de Medeiros3


RESUMO: O estudo objetivou analisar as oportunidades motoras (Affordances) presentes em diferentes ambientes familiares de crianças assistidas em creche e pré - escola.A pesquisa tipo descritiva com amostra de 71 voluntários tutores de crianças de ambos os sexos na faixa etária entre 18-42 meses, matriculados na creche Unidade de Educação Infantil Maria Júlia Uchoa e na Pré-Escola do Colégio Mater Christi, no Município de Mossoró- RN os quais responderam ao questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development - AHMED – com questões destinadas àidentificação das características da criança e da família e 67 perguntas relacionadas ao ambiente familiar, dividido em cinco subescalas: espaço exterior, espaço interior, variedade de estimulação, material de motricidade fina e material de motricidade grossa. Na análise dos dados foi utilizado o teste U de Mann – Whitney para dados não paramétricos para verificar as possíveis diferenças entre ossexos e tipos residência ao nível de significância de 5%. Nos resultados, não foram evidenciadas diferenças significativas entre os sexos, no tipo de residência, encontrou-se diferenças significativas nas variáveis de espaços exteriores (p=0.010), motricidade grossa (p= 0.001) e AHEMD (p=0.013). Concluímos que, mesmo sendo o sexo um fator que não influenciou na diferenciação para escolha deatividades, os ambientes imediatos onde as crianças estão envolvidas demonstram uma forte influência de atividades mais vigorosas nas oportunidades motoras que requer maior liberdade de movimento característico aos meninos. Sugere-se considerar a contribuição das creches e a pré-escola na formação complementar auxiliando no desenvolvimento motor das crianças.



PALAVRAS - CHAVE: Crianças;Desenvolvimento infantil; Família.

















INTRODUÇÃO

O Brasil é um país de dimensões continentais e de diversidades culturais, econômicas e sociais de grande influência nos hábitos e comportamentos de suas várias regiões. Tais diferenças certamente influenciam aspectos motores no desenvolvimento das crianças, tornando-se importante levar em consideração estascaracterísticas regionais e o contexto familiar, uma vez que nos anos que antecedem o ingresso da criança na escola, a família é a rede social mais forte na determinação das oportunidades de escolha que a criança pode fazer. (MEC, 1997; KREBS, 2006; JACINTO-REGO et al.,2008)
Partindo do conceito de Affordances, Rodrigues, Gabbard (2007) descrevem como sendo as oportunidades que conferemdesafios ao indivíduo em desenvolvimento estando estas ações promovidas em resposta aos estímulos apresentados na formação do repertório motor da criança no seu contexto do ambiente familiar. Assim sendo, fatores como tipo de moradias, os tipos de solos, a variedade de brinquedos e objetos, a roupa, a presença ou não de irmãos, as práticas dos parentes ou de pessoas que vivem no ambiente da criança, onível socioeconômico, entre outros, constituem fatores que devem ser levados em consideração na observação das oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos, pois ações promovidas em resposta aos estímulos podem subsidiar a formação do repertório motor da criança na aquisição de determinada habilidade promovida como respostas. (GABBARD, CAÇOLA, RODRIGUES, 2008; MULLER 2008).
Se por umlado as mudanças sociais com a independência de mobilidade desde o último século vêm assumindo-se como um vetor importante no desenvolvimento de representações cognitivas das crianças, exigindo que as mesmas organizem seu sistema de referências por outro, as altas tecnologias e padrões de vida moderna como os brinquedos e jogos eletrônicos, frutos das altas tecnologias podem influenciar neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Affordances
  • Desempenho motor e as affordances do contexto[1]

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!