afaqv

896 palavras 4 páginas
- RELEVO DA PALESTINA
A Palestina localiza-se no continente asiático, a 30 graus de latitude norte, banhada pelo Mar Mediterrâneo (extremo leste) em toda sua extensão ocidental. A Palestina constituía-se num centro de gravidade para o mundo e as civilizações da antiguidade. Do ponto de vista político, igualmente passagem inevitável dos exércitos conquistadores das grandes potências ao seu redor. Daí as devastações sofridas pela Palestina em repetidas ocasiões durante sua história. Os seus limites são:
Norte : com a Síria e Fenícia;
Sul :Deserto do Sinai;
Leste:partes da Síria e partes da Arábia;
Oeste:Mar Mediterrâneo.
A superfície da Palestina variou consideravelmente no decorrer dos tempos, ora sendo mais extensa, como nos dias dos reis Davi e Salomão, quando pela conquista anexara-se vários territórios vizinhos. Em média sua extensão era de 30.000 km2, sendo seu comprimento em direção norte-sul de 250 km e largura média de 120 km. Comparando-se com estados brasileiros, a Palestina é pouco maior do que o estado de Sergipe.
A definição encontrada para a palavra vale significa: Depressão ou planície entre montes ou no sopé de um monte, quase sempre banhada por um rio. Esta palavra é encontrada na Bíblia 188 vezes no Velho Testamento e 1 vez no Novo Testamento.
Os principais vales da Palestina são os seguintes:
-Vale do Jordão
Maior vale da Palestina
É o vale de maior profundidade do mundo (chega a cerca de 426 metros abaixo do nível do mar)
Percorre 215 km em linha reta do Monte Hermom até o Mar Morto
-Vale de Jezreel
Começa no ribeiro de Jaula e termina no Rio Jordão próximo a Bete-Seã
Parte requisitada pelos filhos de José (Js 17.16)
Local da morte do rei Jeú (II Rs 9.27)
-Vale de Acor
Entre as terras de Benjamim e Judá ao Sul de Jericó
Foi onde ocorreu o apedrejamento de Acã e sua família (Js. 7.24-26), devido a este evento, o local recebeu este nome que quer dizer "perturbação".
-Vale de Aijalom
Região de Sefelá (24 km NO de Jerusalém)

Relacionados