Aerofotogrametria

Páginas: 29 (7038 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
GABRIEL DA SILVA CAPISTRANO
HENRIQUE REAL AMORIM CARDOSO
JEAN CARLOS HEGEN
JÉSSICA GRUNFELD
NILO DJONE PASSIG
RODRIGO BELEGANTE
















AEROFOTOGRAMETRIA
























RIO DO SUL
2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
GABRIELDA SILVA CAPISTRANO
HENRIQUE REAL AMORIM CARDOSO
JEAN CARLOS HEGEN
JÉSSICA GRUNFELD
NILO DJONE PASSIG
RODRIGO BELEGANTE















AEROFOTOGRAMETRIA
Trabalho semestral elaborado como parte da avaliação da Disciplina Topografia e Geoprocessamento, ministrada pelo Prof. Alcir José Testoni, do Curso de Engenharia Civil, da Área de Ciências Naturais, da Computação e dasEngenharias, do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.


















RIO DO SUL
2013

Índice de Ilustrações


Sumário



Índice de Tabelas



Introdução
1.1) Conceitos e aplicações
A fotogrametria é a ciência ou a arte da obtenção de medições fidedignas por meio da fotografia.
Esta definição pode ser perfeitamente ampliada com ainclusão de interpretação de fotografias, como uma função de importância quase igual, vez que a capacidade de reconhecer e identificar uma imagem fotográfica é, com frequência, tão importante quanto a capacidade de deduzir a sua posição a partir de fotografias. É que a fotogrametria passa a atender, não apenas, ao cartógrafo, mas a uma extensa série de técnicos ou especialistas, no amplo campo dafotointerpretação, dentro do qual, o engenheiro, o urbanista, o geólogo, o geógrafo, o oceanógrafo, o meteorologista, o agrônomo, o militar, o economista, etc.
1.2) Noções básicas sobre fotogrametria
A fotografia aérea é o resultado de um grande número de especificações, normas e cuidados relativos:
ao avião, ou ao vôo em si;
à câmara aérea e à lente;
ao filme;
às condições atmosféricas.
Em suma,o avião procurará manter-se, durante o vôo fotográfico, na mesma altura relativa, seguir direção reta e uma velocidade uniforme. A câmara terá que estar orientada no sentido de que o eixo ótico permaneça vertical (no caso geral, da fotografia vertical) e que os disparos sejam uniformes; o filme deve possuir estabilidade dimensional; o tempo deve apresentar as melhores condições de vôo fotográfico,sobretudo no que toca a nuvens.
1.3) Classificação das aerofotos
A fotografia aérea recebe uma classificação decorrente de alguns critérios como: a orientação do eixo da câmara (vertical e oblíqua), o sistema ótico (simples ou múltiplo), além de outras particularidades (em preto e branco, colorida, infravermelha, a radar, etc.)
A fotografia vertical, isto é, a que foi tirada com o eixo óticona posição em que se deve aproximar o mais possível da verticalidade, é a fotografia normal. As outras são as oblíquas, que variam, entre si, conforme o grau de inclinação usado.
Quanto à ótica, ela pode ser simples, e é o sistema mais largamente utilizado na fotografia aérea. Há também o sistema múltiplo, que consiste de duas ou mais câmaras isoladas, montadas no sentido de serem obtidas imagenssimultâneas em decorrência de ângulos entre os respectivos eixos óticos.
A fotografia colorida tem, atualmente, um desenvolvimento incomum, não apenas devido à precisão, aliada a uma qualidade mais fiel possível das cores da natureza, mas ao processo desenvolvido da "cor-falsa", que as cores apresentadas, na fotografia, são convencionais, a fim de se conseguir uma separação nítida de elementos,como a vegetação, a água, o solo etc. São de notável aplicação na fotointerpretação.
A imagem a radar resulta de uma combinação do processo fotográfico e de técnicas de radar. Impulsos elétricos são enviados a direções predeterminadas, e os raios refletidos ou devolvidos são utilizados para a apresentação de imagens em tubos de raios catódicos. Em seguida a fotografia é obtida da informação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aerofotogrametria
  • AEROFOTOGRAMETRIA
  • aerofotogrametria
  • Aerofotogrametria
  • Aerofotogrametria
  • aerofotogrametria
  • PLANEJAMENTO DE VOO
  • Recupera o Aerofotogrametria e Sensoriamento Remoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!