AEED De Mal S Bito Trab

619 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO- UNESC

JORDANA ZANOTI
MARIA LEOPOLDINO STINGNEL
MEIRY HELLEN MARQUARDT
LARISSA FEHELBERG CASTRO

MAL SÚBITO

COLATINA
2015
INTRODUÇÃO O mal súbito pode ser definido como qualquer ocorrência repentina da perda de estabilidade hemodinâmica ou neurológica de um indivíduo. Alguns quadros clínicos como: síncope, desmaio, hipoglicemia, vertigem, convulsão, dentre outros, podem ter sua definição e notificação como mal súbito. O problema atinge principalmente quem fuma ou quem tem histórico familiar de doenças cardíacas, além disso, pessoas que praticam exercícios físicos apenas de vez em quando também correm o risco de terem o problema.

MAL SÚBITO
É qualquer sintoma clínico que caracteriza a perda súbita da consciência, ou seja, das funções principais do indivíduo. O problema se manifesta de repente, em pessoas aparentemente saudáveis.
De todos os casos de mal súbito, cerca de 90% são desencadeados por arritmias cardíacas. O coração da vítima deixa de bater normalmente e adquire batimentos descompassados. Este movimento, por sua vez, não é suficiente para enviar o oxigênio aos órgãos vitais.
Não existe uma forma de identificar o mal súbito, pois como o próprio nome já diz, ele acontece de repente. No entanto, é possível identificar os sinais de algumas doenças que desencadeiam esta perda súbita de consciência, que na maioria das vezes, leva à morte.
Segundo o cardiologista do Grupo Hospitalar Conceição no Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde Justo Leivas, “O indivíduo refere o mal súbito como, por exemplo, uma tontura, desmaio e isso pode ter relação com problemas cardiológicos como, por exemplo, arritmias cardíacas, bloqueios nos batimentos cardíacos podem, muitas vezes, ocasionar esses sintomas e outras vezes não ter nenhuma relação com problemas gerados pelo coração. Problemas neurológicos, até uma convulsão eventualmente”.

Principais causas (situações características)

· Cansaço

Relacionados