Advogado no contexto interpessoal

Páginas: 3 (662 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
O Advogado no contexto interpessoal. (FIORELLI, FIORELLI e MALHADAS JUNIOR, 2006)
a) Ideias principais:
Relacionamentos interpessoais são constantes na prática de várias ciências, dentre elas odireito. Para o bom relacionamento interpessoal são essenciais dois elementos interdependentes: o autoconhecimento e a percepção do outro. Conhecendo a si mesma e posteriormente comparando-se com ooutro a pessoa dispa-se de grande parte de seus mecanismos de defesa e preconceitos, podendo assim chegar a uma melhor compreensão da situação analisada. Muitas vezes em relações interpessoais conflitospodem surgir e para a solução desses o autoconhecimento e a percepção do outro são muito úteis.
Autoconhecimento proporciona uma melhor aceitação de críticas a respeito de nosso comportamento. Esseconhecimento nos auxilia a compreender os mecanismos pelos quais iremos interpretar informações, podendo revelar características de nossa personalidade que não conhecemos. Para a aplicação doautoconhecimento é necessário colocar-se no lugar do outro (percepção do outro), é necessário “se observar”.
São necessárias para o melhor proveito das relações interpessoais algumas habilidades: habilidadede observar, pois não são somente as palavras que trazem significados, mas comportamentos e expressões também;habilidade de escutar, pois se deve escutar tudo, não somente aquilo que se quer ouvir,além do fato de que quando alguém tem que expressar-sereorganiza suas ideias, tendo mais tempo para raciocinar;habilidade de falar aonde deve-se demonstrar ao interlocutor que se esta recebendo eassimilando suas informações, entretanto o retorno de informações não se da somente pelas palavras, mas também pela linguagem corporal.
Tais habilidades são essenciais para que um advogado tenha sucesso,porém um bom profissional também deve tomar cuidado com condutas que não deve realizar: a utilização de uma linguagem, tanto corporal quanto oral, que seja de difícil compreensão do cliente ou que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O advogado no contexto interpessoal
  • O Advogado Contexto Interpessoal
  • O advogado no contexto interpessoal
  • O advogado no contexto interpessoal
  • O advogado no contexto interpessoal
  • O advogado no contexto interpessoal
  • O Advogado no Contexto Interpessoal
  • o advogado no contexto interpessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!