Unopar

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
A indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar:
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (Resolução
CNE/CEB Nº 1, de 07/04/1999), o educar e o cuidar devem caminhar juntos,
considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança. Nesse sentido, o RCNEI (2001) orienta que o ato de educar significapropiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
Compreender a indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar implica em
promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão integrada acerca do
desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situaçõesde aprendizagem significativas e prazerosas. Assim, é preciso refletir como educar, cuidar e brincar, na Educação Infantil, podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da criança em relação a si e ao mundo.

Forest & Weiss (2003) explicam que as instituições de Educação Infantil devem
incorporar, de modo integrado, as funções de educar e cuidar com qualidadeadvinda de estudo, dedicação, cooperação e cumplicidade de todos os envolvidos, buscando-se entender e valorizar o que cada criança sente e pensa; o que sabe sobre si e sobre o mundo. Essa qualidade dar-se-á em função das concepções, interações e ações sociais e pedagógicas, que ocorrem em todos os ambientes da escola. As situações de educar remetem às situações de cuidado, auxiliando odesenvolvimento das capacidades cognitivas infantis, bem como das potencialidades afetivas, emocionais, sociais, corporais, estéticas e éticas.
Por isso é imprescindível garantir, na rotina escolar, tempo e espaço para o
brincar, mesmo que não haja quantidade e/ou variedade de materiais disponíveis, visto que o jogo simbólico acontece independentemente desses recursos, pois a criança transforma osignificado das coisas de acordo com seus desejos, conforme ocorre ao transformar um cabo de vassoura em um cavalo.

É no brincar que a criança conhece os diferentes vínculos entre
as características do papel assumido, suas competências e as
relações que possuem com outros papéis, tomando consciência
disto e generalizando para outras situações (RCNEI, 2001,
p.28).
Alfabetizar não é um trabalhosimples e fácil, ao contrário, ao se alfabetizar, além de tornar a criança capaz de ler e escrever é preciso também envolvê-la nas práticas sociais da leitura e escrita de modo que aprendam a fazer uso delas. A formação deste professor deve estar voltada para o saber, saber fazer e saber explicar o que faz e porque faz. Porém, apesar de todo avanço nas discussões e dos esforços dos profissionais daeducação infantil para melhorar sua prática, ainda são grandes os desafios para garantir a qualidade desta educação.
De acordo com Abramowicz (2002, p. 1), a educação de crianças de 0 a 6 anos
não é fato recente nas instituições. O que anteriormente eram chamadas de Jardins da Infância, Creches, Pré-escolas, entre outros, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional de 1996 - Lei9394/96, passaram a ser designadas “Educação Infantil”. Este fato, segundo a autora, “denota que a infância passou a ter um espaço próprio de educação”.
Durante a rotina diária ,a roda de conversa pode ser um dos momentos mais importantes planejados.Segundo Junqueira filho(2008) ela pode e é um conteúdo – linguagem por isso – conversas. Mas ao mesmo tempo um possível recurso para explorar outrosconteúdos- linguagem, pois através dela trabalhamos com organização de regras e combinados, conhecimentos de assuntos diversos desenvolvimento de expressão oral , resolução de conflito,etc.
A organização do trabalho pedagógico na educação infantil é a escola e da sala de aula é tarefa individual e coletiva de professores, coordenadores, orientadores, surpevisores, equipes de apoio e diretores. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • unopar
  • Unopar
  • Unopar
  • unopar
  • Unopar
  • unopar
  • unopar
  • unopar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!