adsasdads

2532 palavras 11 páginas
Bem-vindo(a) à Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar.
844 636 artigos em português.
Versão para dispositivos móveis
Ajuda Índice geral Perguntas frequentes Políticas da Wikipédia Portais

Artigo em destaque
Viscount of Inhauma.png
Joaquim José Inácio, Visconde de Inhaúma (Lisboa, 1 de agosto de 1808 — Rio de Janeiro, 8 de março de 1869) foi um oficial naval, político e monarquista do Império do Brasil. Nascido no Reino de Portugal, sua família se mudou para o Brasil dois anos depois. Após a independência do Brasil em 1822, Inhaúma alistou-se na marinha do Brasil. No início de sua carreira durante a segunda metade da década de 1820, ele participou da subjugação das rebeliões separatistas: primeiro a Confederação do Equador, e então a Guerra da Cisplatina, que precipitou um conflito armado internacional por muito tempo com as Províncias Unidas do Rio da Prata.
Ao longo de todo o caos que se caracterizou nos anos, quando o imperador Dom Pedro II era menor de idade, Inhaúma permaneceu leal ao governo. Ele ajudou a acabar com um motim militar em 1831 e foi envolvido na supressão de algumas das outras rebeliões que eclodiram durante esse período conturbado. Esteve em ação durante a Sabinada, entre 1837 e 1838, seguida pela Guerra dos Farrapos, de 1840 até 1844. Em 1849, depois de passar dois anos na Grã-Bretanha, deram-lhe o comando da frota que foi fundamental para dominar a revolta Praieira, a última rebelião no Brasil Império. (leia mais...)

Artigos destacados (672) • Artigos bons (702)

Eventos recentes
Protestos em Hong Kong
Manifestantes se reúnem em Hong Kong (imagem) para protestar contra mudanças eleitorais anunciadas pelo governo central da China.
Após 10 anos de atividade, a Google encerra a rede social Orkut.
É confirmado o primeiro caso de ébola nos Estados Unidos.
Dennis Kimetto, do Quênia, estabelece novo recorde mundial para a maratona – 2:02.57 – em Berlim.
Monte Ontake, no Japão, entra em erupção e equipes de

Relacionados

  • Adsasdad
    301 palavras | 2 páginas