ADPA work

1049 palavras 5 páginas
Impactos das Mudanças Climáticas Globais (MCG) sobre os biomas. Numa grande generalização, podemos aceitar que as regiões tropicais possuem maior riqueza em ecossistemas e espécies em razão das características climáticas. A biodiversidade não está distribuída homogeneamente no planeta, mas se concentra em algumas regiões tropicais A elaboração, por modelagem, de vários cenários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) indica um aumento na temperatura das regiões Sudeste e Centro-Oeste da ordem de 0,4 a 1,1o C em 2025, podendo chegar a 5o em 2080, e um aumento de precipitação entre 10% e 15% durante o século XXI. A atual diversidade e distribuição dos pequenos peixes Carachidium lauroi mostram relação estrita com as águas frias de montanhas na Região Sudeste. Mudanças na temperatura da água inibem a presença da espécie e levaram ao seu desaparecimento em outras áreas. Na região amazônica também é previsto um aumento da temperatura, porém as conclusões sobre as variações da precipitação ainda são incertas. Em parcelas no interior da Amazônia, observou-se o favorecimento de espécies de ciclo curto, ou com melhor desempenho fotossintético, em detrimento de espécies de ciclo longo, por causa da maior presença de CO2 na atmosfera (Laurence & Vasconcelos, 2004).
Principais tendências dos impactos das MCG sobre os ecossistemas brasileiros
O Brasil, com a sua dimensão continental, apresenta diversos ecossistemas que foram definidos e limitados ao longo do tempo, em decorrência das características climáticas, do solo, da topografia e da biodiversidade. Destacam-se a Região Amazônica, o Cerrado, o Nordeste Semi-Árido, a Mata Atlântica e o Pantanal.
Em alguns desses ecossistemas, a variabilidade climática já é suficiente para imprimir sinais significativos, não apenas nas condições naturais da biodiversidade, como também nas atividades sócio-econômicas. A Região Litorânea, por outro lado, abriga grande parte da população brasileira e possui áreas que serão alteradas

Relacionados

  • Degradação e Estabilização de Polimeros
    96884 palavras | 388 páginas
  • Matriz Energética
    122155 palavras | 489 páginas