admisdtra

4080 palavras 17 páginas
A REDAÇÃO TÉCNICA
A redação técnica é orientada pelos princípios básicos da clareza, da correção, da coerência, da objetividade e da ordenação lógica. Para o professor Othon M. GARCIA (1985, p.386), esse tipo de redação constitui “toda composição que deixe em segundo plano o feitio artístico da frase, preocupando-se de preferência com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação”. Pode-se dizer, então, que não existe propriamente uma linguagem técnica, nem um modelo de redação pronto para ser utilizado. O que existe é um modo de utilização da língua que dará ao texto seu caráter técnico, adequado aos procedimentos burocráticos e aos expedientes administrativos.

AS QUALIDADES DA REDAÇÃO TÉCNICA

A redação técnica deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade. Para que se atinja essas características, as comunicações oficiais devem permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso decerto nível de linguagem.
Vejamos a análise pormenorizada de determinadas qualidades:

Impessoalidade
A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicação, são necessários:
a) alguém que comunique;
b) algo a ser comunicado;
c) alguém que receba essa comunicação.
No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público; o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público do Executivo ou dos outros Poderes.
O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:
a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de determinada Seção, é sempre em nome do serviço público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que

Relacionados