Admiravel mundo novo

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
RESENHA
Admirável Mundo Novo
Admirável Mundo Novo (originalmente Brave New World), escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932, é uma narração hipotética e um tanto quanto utópica se considerada a época que foi escrita.
O livro fala sobre um futuro muito distante, onde não existem pais e mães, de tal forma que sugerir a existência dos mesmos torna-se uma ofensa imensa à sociedade. Todos osseres humanos "nascem" em laboratórios e são condicionados a viver para sempre na casta em que forem colocados (Alfa, Beta, Gama, Delta, Ípsilon), sem terem qualquer informação ou noção da vida em outra casta que não a sua. Logo no início do livro, uma cena demonstra essa separação, quando alguns bebês são colocados em uma sala com vários livros e na tentativa de tocar os objetos, levam choques.Isso acontece para que desde o começo da vida, o ódio sobre os livros seja despertado, fazendo com que nenhum interesse surja neles, pois não acham que seja necessário ter tal conhecimento; assim como é ensinado-lhes a não gostar do meio ambiente, o qual não dá muito lucro para as cabeças pensantes da sociedade.
Desde a sua criação até o fim, são condicionados a ter determinada vida, conformedeterminada casta. Enquanto dormem, os indivíduos escutam fitas que repetem infinitas vezes as mesmas coisas, como por exemplo, quem são eles, o que devem fazer, como devem se comportar, o que devem pensar, com quem devem se relacionar, a qual casta pertencem, etc. Desde a classe mais alta até a mais baixa, independente da situação, todos são manipulados a serem felizes no lugar em que pertencem.Qualquer coisa que seja duradoura, é vista como pecaminosa. Relacionamentos não devem ser longíquos, todo mundo pertence à todo mundo. Não existem famílias, namoros, casamentos, nada. A sociedade em que se passa o livro, é completamente imediatista. As pessoas se interessam apenas em satisfazer suas próprias necessidades e vontades, ninguém deve satisfação à ninguém, pois ninguém se importa com opróximo. Vivem uma vida carnal, superficial e egoísta.
¹ Estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo
Há uma inversão de valores, comparando-os com o que consideramos certo hoje em dia e naquela época também. Caso aconteça de qualquer ser vivo começar a se sentir desconfortável com a situação que se encontra, infeliz, o Governo resolve com uma droga chamada SOMA, que fazcom que tudo volte ao "normal".
Um personagem que passa por essa situação de desconforto na sua casta, é Bernard, que pertence à casta mais alta. Mesmo pertencendo a esta casta, ele é ridicularizado, devido à um erro ocorrido no laboratório que fez com que ele fosse mais baixo que os demais integrantes da Alfa+. Ao mesmo tempo que ele passa por essa angústia em relação à sociedade, também estáapaixonado por Lenina. Ele quer mais do que um relacionamento rápido e frio com sua paixão, quer passar o resto de sua vida com ela. Burlando as regras impostas pelo Governo, para de tomar a SOMA e começa a enxergar coisas que as outras pessoas controladas por seus superiores não veem.
Após algumas situações, Bernard consegue o direito de visitar um lugar chamado Malpais, um lugar fechado, ondepreserva-se a cultura do povo antigo, ninguém sai e ninguém entra, a não ser que seja dada autorização. Esse povo vive praticamente da forma como conhecemos uma sociedade normal, com famílias, diversas crenças, divergências de pensamentos e afins. Apesar de ser um povo antigo, eles continuaram evoluindo.
Durante essa experiência, conhece uma mulher chamada Linda, que fazia parte de sua sociedadenatural e por algum motivo acabou parando em Malpais e permanecendo ali. Linda tem um filho, chamado por eles de Selvagem. No povo antigo em que agora vive, ela é mal vista por todos, pelo fato de continuar com os costumes de sua primeira sociedade. Sai com todos os homens que quer, coisa que era considerada normal no seu costume anterior.
Bernard leva Linda e Selvagem para fora de Malpais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Admirável Mundo Novo
  • ADMIRAVEL MUNDO NOVO
  • Admiravel novo mundo
  • Admirável Mundo Novo
  • Admiravel mundo novo
  • Admirável Mundo Novo
  • O admirável mundo novo
  • Admirável mundo novo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!