Administracao cientiffica

601 palavras 3 páginas
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA-:
Frederick W. Taylor, considerado o Pai da Administração Científica, nasceu em 1856 na Filadélfia, sendo criado com muita disciplina, trabalho e poupança. Iniciou sua vida como operário em 1878, passando a capataz, contramestre, chefe de oficina e finalmente em 1885 como engenheiro.
Como engenheiro mecânico, Taylor constantemente se estarrecia com a ineficiência dos trabalhadores. Baseado nesta realidade realizou estudos na busca de maior eficiência na fábrica em que trabalhava Usina Midvale, na Pensilvânia.
Seus princípios administrativos tiveram origem no “chão de fábrica”, dando ênfase a adoção de métodos racionais e padronizados objetivando máxima divisão de tarefas, com enfoque na produção.
TEORIA CLÁSSICA-:
A Teoria Clássica foi desenvolvida através de Henri Fayol, engenheiro educado na França. Esta teoria teve origem na gerência administrativa, dando ênfase na estrutura formal da empresa; com adoção de princípios administrativos pelos altos escalões, privilegiando as tarefas da organização.
Henri Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Frederick W. Taylor. Conforme descritos abaixo:
01- Divisão do Trabalho;
02- Autoridade e responsabilidade;
03- Unidade de comando;
04- Unidade de direção;
05- Disciplina;
06- Prevalência dos interesses gerais;
07- Remuneração;
08- Centralização;
09- Hierarquia;
10- Ordem;
11- Equidade;
12- Estabilidade dos funcionários;
13- Iniciativa;
14- Espírito de corpo.

Definiram como funções essenciais da gerência administrativa, os itens abaixo:
Planejar, Comandar, Organizar, Controlar e Coordenar.

TEORIA DA BUROCRACIA-:
Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, criador da Sociologia da Burocracia, ficou famoso pelas teorias das estruturas de autoridade.
Vários aspectos permitiram o desenvolvimento da Teoria da Burocracia:
- a) a fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, sem responder aos

Relacionados

  • A ciência da tv aberta
    19343 palavras | 78 páginas