Administração

Páginas: 10 (2319 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
O EMPREENDORISMO DAS LAN HOUSES

Rodrigo de Oliveira
Prof. Luciano Oliveira de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração – Empreendedorismo
22/11/2011

RESUMO

Este estudo apresenta alguns conceitos sobre empreendedorismo e como as lan houses têm influenciado o surgimento de novos empreendedores no Brasil, quais são suas características e motivações, asmudanças no cenário econômico que provocam a necessidade das pessoas investirem em seu próprio negócio como alternativa de obter independência financeira batendo de frente com a atual realidade, que mostra inúmeras dificuldades de inserção no restrito e competitivo mercado de trabalho.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Empreendedor, Lan House

1 Introdução

Segundo o Profº JoãoVitor Bridi descreve no Caderno de Estudos EAD de Empreendedorismo da Uniasselvi (2007), a origem da palavra empreendedorismo é francesa, e quer dizer empreender. Podemos citar como exemplo do surgimento do empreendedorismo no mundo Marco Pólo, o navegador que procurava uma rota comercial para o Oriente.
O conceito de empreendedorismo é definido pela capacidade de criar algo diferente ecom valor, dedicar tempo e esforço, assumir riscos financeiros, psicológicos e sociais para transformar oportunidades em negócio lucrativo.
O empreendedorismo possui forte impacto socioeconômico, e para Dornelas (2001,p.2) pode ser considerado uma “Revolução Silenciosa” que será bem mais para o século XXI do que a Revolução Industrial foi para o século XX, ou seja, oempreendedorismo tem papel fundamental para as atividades administrativas e na geração de riquezas, quebrando paradigmas, mudando conceitos, permitindo criar novos produtos ou serviços, gerando como resultado de objetivos alcançados a expansão econômica e consequentemente ampliando as oportunidades de crescimento pessoal e profissional de cada pessoa que possui perfil empreendedor.

2 CARACTERÍSTICAS EMOTIVAÇÕES DO EMPREENDEDOR

O empreendedor precisa estar à frente do seu tempo, possuir visão que supera barreiras e deve estar sempre atento para identificar oportunidades onde a maioria veria problemas, assim como estabelecer metas, buscar informações, planejar de forma sistêmica e também preparar-se para correr riscos, mas calculados.
O papel do empreendedor é muito importanteatualmente, pois são pessoas com espírito empreendedor que fazem os fatos acontecerem, procurando tanto atender os desejos do consumidor em adquirir novos produtos e serviços, quanto satisfazer sua realização pessoal.
Muitas características formam o perfil do empreendedor, porém algumas se destacam:

Confiança, liderança, motivação, iniciativa e percepção de oportunidades.
Disposição,dinamismo, gerência de riscos e comprometimento.
Assumir responsabilidades para cumprir tarefas e priorizar a conclusão de seus objetivos.

A economia e o mercado de trabalho estão mudando cada vez mais rápido, e as dificuldades que são impostas por essas mudanças exigem uma resposta dinâmica de cada pessoa. Por isso o ensino do empreendedorismo ganhou força nos últimos anos nos cursosde Administração, preparando os acadêmicos para se tornarem novos empreendedores, desligando-se do conceito da realização profissional através da conquista de um bom emprego.
Existem muitas razões para abrir o próprio negócio, mas a maior motivação, além de obter independência financeira, é a falta de oportunidades de entrar no mercado de trabalho, que vive um momento de instabilidade eoferta reduzida de empregos atualmente em nosso país, além de vários outros fatores complicadores na hora de concorrer à uma vaga de emprego, ou seja, a atividade empreendedora muitas vezes está ligada à necessidade e não à oportunidade.

2.1 O EMPREENDORISMO NO BRASIL

O empreendedorismo no Brasil está crescendo cada vez mais, sendo que os jovens entre 18 e 35 anos representam pouco mais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!