Admineistração

840 palavras 4 páginas
Música para ensinar História

Para ensinar os fatos históricos do Brasil no último século a alunos que têm entre 17 e 70 anos, a professora Maria Regina Silva, da CEMEJA Professor André Franco Montoro em Jundiaí (SP), usa canções da década de 1920 até os dias atuais. Junto dos alunos, ela está construindo uma linha do tempo, que será concluída no final do semestre. Nas aulas de Língua Portuguesa, as letras das canções ajudam os estudantes a reconhecerem o que já sabem e aprenderem a escrever novas palavras. Paralelamente, na hora de estudar História, a docente comenta o contexto em que as músicas foram produzidas.

> Políticas Públicas> Modalidades> EJA
O trabalho com Ciências Humanas e Naturais na EJA
Todas as disciplinas merecem atenção do professor e são fundamentais para formalizar o conhecimento dos alunos. Confira algumas sugestões para trabalhar conteúdos de Ciências, História e Geografia com as turmas de jovens e adultos

Camila Camilo (camila.camilo@fvc.org.br)

TweetarEnvie por email Imprima

Alunos da EJA. Imagem: Tatiana Reis
Embora muitos procurem a Educação de Jovens e Adultos para aprender a ler, a alfabetização não é o único objetivo deste nível de ensino. A motivação para voltar a estudar pode estar relacionada ao desejo de conseguir um emprego e à vontade de escrever melhor, aprender e tornar-se mais independente.

Quem dá aulas para os adultos deve preocupar-se com todo o currículo. Afinal, aprender a ler é mais que adquirir um código e as habilidades de leitura e escrita não são exclusivas de Língua Portuguesa. Rita Jover Faleiros, selecionadora da área de Língua Portuguesa do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, propõe que um bom projeto em EJA inclua o letramento em todas as disciplinas. "Estratégias como ler para estudar e formular hipóteses são úteis em todos os conteúdos e ajudam o aluno que não tem um comportamento leitor a criar este hábito tão importante".

Especial EJA
O que muda no planejamento das aulas na

Relacionados