ADM CIENTIFICA TAYLOR

955 palavras 4 páginas
Taylor e a Administração Científica

Frederick W. Taylor (1856 - 1915), foi uma das figuras de maior destaque na história do pensamento administrativo. Nascido de uma família de classe média superior da Nova Inglaterra, teve uma educação primária privilegiada, porém, só aos 29 anos concluiu o curso de Engenharia.
Começou a trabalhar como aprendiz e operário de oficina mecânica.
Em 1878 entrou na Siderúrgica Midvale Steel Co. Em seis anos, foi de torneiro a engenheiro-chefe, tendo iniciado seus estudos de tempos e processos já em 1881.
Em 1896, foi para a Bethlehem Steel Works. Seus estudos de racionalização do trabalho levaram à redução de uma equipe de 600 para 140 homens, e diminuição (“de 7/8 para 3/4 de cêntimo”...) nos custos de manipulação de materiais.
Taylor publicou diversos trabalhos e registrou várias patentes ao longo de sua carreira. A sua principal obra, “Princípios de Administração Científica”, é de 1911. Taylor declarou que o principal objetivo da Administração Científica consistia em “assegurar a máxima prosperidade para o empregador junto com a máxima prosperidade para o empregado”.
Máxima prosperidade significa para o empregador lucros a curto e a longo prazo, e para o empregado, remuneração gradualmente maior e pleno desenvolvimento de suas capacidades.

Taylor dizia que a “eficiência administrativa aumenta com a especialização do trabalho”. Assim, no início, Taylor preocupou-se apenas com processos. Mais tarde, chegaria à caracterização dos seus princípios de administração:
1 - Atribuir a cada operário a tarefa mais elevada possível; 2 - Solicitar de cada operário o máximo de produção possível; 3 - Oferecer a cada operário uma remuneração adequada à sua produtividade e acima dos padrões normais da época.

A partir de 1911, Taylor passou a ocupar-se, principalmente, da identificação dos problemas das empresas, do estudo de suas causas e soluções. Ele identificou a “vadiagem” do operário como o grande problema da indústria

Relacionados

  • Fasc Culo 03
    11391 palavras | 46 páginas
  • casas
    35424 palavras | 142 páginas