192359490256

268 palavras 2 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1 Objetivos

Traçar a curva de erros obtida na calibração do manômetro nos dois sentidos de leitura (ascendente e descendente). Determinar a tendência e repetibilidade em toda faixa de trabalho do manômetro. Obter o erro máximo do instrumento. Traçar a curva de histerese do manômetro.

1.2 Conceituação teórica

1.2.1 Calibrações de um Manômetro

Tubo metálico de seção ovalizada com uma extremidade aberta que é colocada em contato com a região que deseja medir a pressão e a outra extremidade fechada que é ligada a um mecanismo de engrenagens que movimenta o ponteiro ao longo da escala conforme sua deformação. Mesmo princípio do brinquedo língua de sogra.

1.2.2 Erro Sistemático

O Erro Sistemático ou Tendência pode ser determinado e deve ser corrigido, onde a correção C pode ser determinada pela equação:

Desprezando-se o Erro Grosseiro (é provocado pelo uso inadequado ou pelo mau funcionamento do Sistema de medição), o erro total fica:
Onde:
Es = Erro Sistemático;
Ea = Erro aleatório. Para um número infinito de medidas a influência do erro aleatório sobre a média das medidas torna-se desprezível, pois o erro aleatório possui distribuição normal com média zero. O erro aleatório pode ser positivo ou negativo (Maior ou menor que a média). À medida que o número (n) de medidas realizadas cresce, a influência do Ea no Resultado da Medição decresce. Na prática não se realizam infinitas medições e sim um número restrito

Relacionados