Adm aborgem sistemica

4925 palavras 20 páginas
Abordagem Sistêmica da Administração

As organizações não existem no vácuo. E nem estão sozinhas ou isoladas o mundo elas vivem e operam em um meio ambiente que lhes serve de nicho., e nesse ambiente estão muitas outras organizações e empresas, algumas em cooperação, outras em competição e confronto aberto com elas. É do ambiente que as organizações obtêm seus insumos e recursos, isto é, as suas entradas que lhes proporcionam talentos, energia, materiais e informação. E é no ambiente que as organizações colocam seus produtos ou serviços, Istoé, as suas saídas. Na verdade, as organizações retiram insumos do ambiente, que retornam a ele como produtos ou serviços através da atividade organizacional. Nesse sentido, as organizações funcionam como sistemas, isto é, como conjuntos integrados de atividades que agregam valor e criam riqueza. Mais do que isso, elas servem à sociedade e satisfazem necessidades variadas através da conversão de insumos em resultados como produtos e serviços.

CONCEITO DE SISTEMAS
Um sistema pode ser definido como um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivo específico. Todo sistema faz parte de um sistema maior (supra-sistema, que constitui seu ambiente) e é constituído de sistemas menores (subsistemas).
Todo sistema apresenta os seguintes elementos fundamentais:
Entradas ou insumos (Imputs): o sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação, que lhe proporciona os meios necessários ao seu funcionamento.,
Saídas ou resultados (outputs): as entradas devidamente processadas e transformadas em resultado são exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços, energia ou informação.
Subsistemas: são as partes do sistema que processam toda a atividade e constituem o sistema. Em uma organização, podem ser departamentos ou divisões; no corpo humano, podem ser o sistema digestivo, respiratório, etc.

Relacionados

  • Jovens e Adultos
    1874 palavras | 8 páginas