AD2Contabilidade Geral I

617 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 Período – 2015/1º
Disciplina: Contabilidade Geral I
Coordenadora da Disciplina: Dayse Pereira Cardoso Sousa

Responda aos seguintes questionamentos sobre a Demonstração do Resultado do Exercício: (2,0 pontos cada)
01 ) Qual a diferença entre Lucro Bruto e Lucro Operacional?
Lucro Bruto: é o resultado da atividade de venda de bens ou serviços que constitua objeto da pessoa jurídica. O lucro bruto corresponderá à diferença entre a receita líquida das vendas e serviços e o custo dos bens e serviços vendidos.
Lucro Operacional: O Lucro Operacional é o segundo resultado encontrado pela empresa, proveniente de sua atividade operacional, ou seja, é o Resultado Bruto menos tudo aquilo que a empresa gastou com Despesas Operacionais!

02) Qual a diferença entre Despesas e Deduções?
Despesas: Despesas de uma empresa são os gastos, desembolsados ou devidos pela mesma, necessários ao desenvolvimento de suas operações.
Deduções: As Deduções são aqueles impostos relacionados com a venda dos produtos ou a prestação de serviços. Por exemplo, temos os impostos que incidem sobre a venda de mercadorias, como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Serviços (ISS). Um outro item também incluído nas deduções são as devoluções de mercadorias vendidas e os abatimentos concedidos nas vendas.

03) O que são Variações Monetárias e em que grupo devemos classificá-la?
Variações monetárias: são as atualizações dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, sempre que referidas atualizações não forem prefixadas, mas sim determinadas posteriormente em função da taxa de câmbio ou de índices ou coeficientes aplicáveis por disposição legal ou contratual.
São exemplos de variações monetárias:
a) ativas - ganhos de

Relacionados