ad1 met determinísticos

4814 palavras 20 páginas
Curso: Administração
Disciplina: Fundamentos de Finanças
Conteudistas: Ana Luiza Barbosa da Costa Veiga e Márcio Aleixo da Cruz

AULA 1
O que são finanças?

META DA AULA
Apresentar ao aluno a importância da administração financeira para as empresas e os desafios a serem enfrentados pelo administrador financeiro.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:


definir o objetivo máximo da administração financeira;



conceituar agentes financeiros superavitários e deficitários e relatar sua importância no mercado financeiro;



elencar as atividades e funções do administrador financeiro;



citar exemplos de decisões a serem tomadas pelo administrador financeiro;



analisar possível problema de agency nas empresas.

INTRODUÇÃO
Esta aula inicia-se com a definição de finanças, abordando, logo a seguir, decisões de financiamento e investimento, cruciais para o bom desempenho e o atingimento dos objetivos da equipe de finanças.
Veremos como estão divididas as funções a serem exercidas na administração financeira, depois apresentaremos os motivos essenciais para que você aprenda finanças e a importância delas dentro da empresa.
Em seguida, apresentaremos as responsabilidades da equipe de finanças dentro de uma empresa e as atividades específicas que contribuirão para a consecução dos seus objetivos.
1

Os objetivos da empresa no que tange à área financeira são os assuntos a serem discutidos antes do problema de agency e de definirmos quem são os stakeholders. Boa aula!

Por que é importante para você estudar finanças?
Estudar finanças não é importante apenas para a sua carreira profissional, mas também o ajudará a entender e gerenciar sua vida financeira pessoal mais adequadamente. Suponhamos o seguinte: você tem duas dívidas e tem dinheiro para liquidar apenas uma delas. O que você precisa saber para escolher corretamente aquela que deve ser paga? Basicamente, a taxa de juros cobrada pelos seus

Relacionados

  • Raio X Disciplinas ADM CEDERJ V 2013
    12187 palavras | 49 páginas