AD1 Exerc Cio 1 5 Teorias Da Administra O I

671 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Curso de Administração Pública

Teorias da Administração I

RIO DE JANEIRO
AGOSTO / 2014.
Respostas da Avaliação à Distância 1 – Exercício 01/05 Adamastor pode desempenhar suas habilidades de administrador nas duas situações (no emprego antigo e no novo)? Como isto se aplicaria?
R.: Se tratando de Gerir com direção a Excelência. Um indivíduo pode administrar qualquer instituição seja ela em qualquer campo de atuação e atividades afins. Entretanto, podemos observar não só no texto, mas em todas as organizações das quais fazemos parte ou usufruímos, como: escola, clubes, empresa empregadora, etc, que para seus objetivos e metas projetadas serem alcançadas, haja um mínimo de interação, integração e envolvimento estabelecido entre os componentes e o fluxo de seus processos.
Segundo Senge (1999 apud Martens, 2002, p. 22), a aprendizagem tem grande importância para a administração das organizações. Existem dois aspectos de aprendizagem que precisam ser cuidados por uma organização. O primeiro deles, que diz respeito à capacitação de indivíduos para atuar de forma eficaz no ambiente organizacional (incluindo relações internas e externas), constitui o escopo do treinamento e desenvolvimento de executivos. O segundo, que se refere à aprendizagem da organização como um todo, isto é, a capacidade do grupo para mudar de modo a melhorar seu desempenho diante de um ambiente em transformação constante, constitui o escopo da aprendizagem organizacional.
Quanto maior o envolvimento e planejamento estratégico haverá maior tendência à eficácia, eficiência e efetividade de ações, e este conjunto proporcionará desenvolvimento na organização com uma excelência.
Segundo Salviato (1999 apud Martens, 2002, p. 43), a melhoria contínua da qualidade é um processo dinâmico que deve ser utilizado constantemente para aprimorar tarefas, processos e pessoas. Conforme Juran (1990a), a administração de uma organização dentro da ótica da qualidade é

Relacionados