princ. func ativ.ge.tribut.

579 palavras 3 páginas
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Procedimento Manuscrito Nessa fase, a escrituração era feita manualmente, preenchendo-se os principais livros, como diário, razão , caixa, controle, de duplicatas a receber, controle de contas a pagar, entrada e saída de mercadorias, termos de ocorrências, inventários de produtos e mercadorias etc. Esse procedimento começou a perder espaço a partir do surgimento das máquinas mecânicas produzidas nos Estados Unidos (praticamente, já não existe esse procedimento nos dias atuais). Os profissionais que faziam a contabilidade manuscrita tinham grande dificuldade em manter suas escritas atualizadas, devido ao volume de informações e registros necessários, fazer um balancete ou um balanço era muito trabalhoso e exigia rigoroso controle das anotações. Essa foi uma fase difícil para os contadores.

Procedimento Mecanizado Faze em que a escrituração passou a ser feita de forma mecânica, em geral utilizando-se máquina de datilografia e processadoras automáticas, para o preenchimento de fichas separadas ou soltas (razão, fornecedores, controle de estoque e etc.). Atualmente, são poucos os escritórios que mantêm máquinas mecânicas, em face dos baixos custos de um microcomputador e dos sistemas informatizados. Os profissionais que trabalham com as máquinas mecânicas eram conhecidos por mecanófrafos e os equipamentos que utilizavam eram muito difundias antes do surgimento dos micros. Essas máquinas são pouco utilizadas e de difícil manutenção nos dias atuais.

Procedimento Informatizado É o começo da escrituração feita eletronicamente, utilizando-se os grandes equipamentos (mainframes) e os microcomputadores como instrumentos de trabalho. Os livros de registros foram substituídos por folhas soltas ou formulários contínuos e os fichários por pastas continuas e disquetes. A partir da década de 80, houve enorme crescimento no uso e disseminação dos

Relacionados