ad1 estudos antropologicos rascunho

258 palavras 2 páginas
O presente trabalho irá relatar sobre a vida, obra, expedições econtribuições do naturalista do Antigo Continente, cujos trabalhos foram marcados por jornadas de pesquisas pelo mundo, Alexander Von Humboldt.

Suas especializações foram como etnógrafo,antropólogo, físico, geógrafo, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista.

Com ousadia do tamanho de sua inteligência, capaz de façanhas mentais e físicas, explorador tanto de novasidéias como de novas terras, um misto de cientista e viajante, revelou o funcionamento não só da flora e da fauna, mas também dos climas, dos oceanos, das camadas geológicas, dos campos magnéticos, o que deixa sua história ainda mais interessante pois mescla aventura e intelectualidade.

Relatos de Viajantes: de meras histórias de aventura ao saber voltado à instrução política Luis Fernando Tosta Barbato
No decorrer de nossa história, os viajantes chegaram ao Brasil cominteresses bastante diversos entre si – como, por exemplo, abrir casas comercias, fazer negócios, explorar riquezas, tentar fundar colônias, ou simplesmente descrever o país – e acabaram por construir umaampla e variada interpretação do Brasil e seus relatos viriam a ser uma das principais fontes para a construção da memória nacional em um momento posterior .
No entanto, todos eles têm em comum o fatode, depois de haverem percorrido regiões desconhecidas, envoltas em mistérios, e distintas daquelas as quais estavam acostumados, deixaram relatos que serviram a uma série de objetivos, taiscomo: promover o desenvolvimento econômico do Brasil, levar o conhecimento de nossas terras ao exterior e aos próprios brasileiros – em um momento em que uma identidade nacional para o Brasil devia serconstruída e ressaltada (BARBATO,2011. pp. 05-

Relacionados

  • Livro didático Projeto Integrador Unisul
    36809 palavras | 148 páginas