AD 1 Introd

Páginas: 8 (1869 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2015
Aluno: Anderson Carvalho Lima Matricula: 15217130128
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo Polo: Miguel Pereira
O panorama do turismo internacional ( cap. 1 pg. 9-14)
Fundamentos do turismo vol.1 modulo 1

A atividade turística começa a se desenvolver grandemente a partir da segunda metade do século XX. Diversos fatores como desenvolvimento dascomunicações e transportes , fim da segunda guerra mundial, redução do preço do petróleo , maior nível da renda familiar e férias remuneradas foram determinantes para o desenvolvimento, além do crescimento das relações comercias entre os mercados mundiais, que aumentou o turismo internacional não só por lazer mas também por motivos profissionais.
O turismo e hoje considerado um fenônemo deelevado índice de crescimento no contexto econômico mundial, segundo a OMT o turismo internacional deve aumentar a um ritmo de 4,1% nos próximos anos, superando a marca de 1,5 bilhão de visitantes em 2020.
De acordo com a OMT o país mais visitado no mundo e a frança e em faturamento os Estados unidos estão em primeiro lugar.
O turismo se apresenta como uma das mais importantesatividades econômicas mundiais, sendo um dos cinco principais geradores de receita e divisas na economia mundial. Segundo a OMT a atividade e responsável por 6 a 8% do total de empregos no mundo

Aluno: Anderson Carvalho Lima Matricula: 15217130128
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo Polo: Miguel Pereira
O panorama do turismo no Brasil ( cap. 1 pg. 14-17)Fundamentos do turismo vol.1 modulo 1

A valorização do turismo no Brasil se dá a partir de 1990 como resultado de diversos fatores como o crescimento econômico do setor de serviços no mundo, em que se insere o turismo; a potencialidade turística do país, o financiamento de projetos com capital estrangeiro e a posição favorável dos setores publico e privado ao desenvolvimento daatividade.
Durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995 - 1998) é instituída a Política Nacional de Turismo e em 2003 foi criado o Ministério do Turismo pelo governo do presidente Luiz Inácio lula da silva .
O Plano Nacional de Turismo tem demonstrado ser norteador dos rumos e pretensões brasileiras no cenário mundial do setor. O amadurecimento atual daatividade projeta o
turismo como quinto maior item da balança comercial brasileira. A promoção da marca Brasil pela EMBRATUR tem divulgado as potencialidades do turismo brasileiro no exterior e precipitado a visita de estrangeiros ao país.
Dados do boletim de Desenvolvimento Econômico do turismo mostram o aumento no quadro de pessoal das empresas do setor e no mercado de trabalho formal detrabalho em turismo.

Aluno: Anderson Carvalho Lima Matricula: 15217130128
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo Polo: Miguel Pereira
O Efeito Multiplicador do Turismo ( cap. 1 pg. 21-22)
Fundamentos do turismo vol.1 modulo 1

O consumo do turista na região de destinação resulta numa massa de recursos que são empregados em outros setores daeconomia que podem ou não estar ligados diretamente a atividade turística, através das relaçoes comercias, ou seja beneficia os demais setores da economia pelo chamado efeito multiplicador. o efeito multiplicador da renda é produto da interdependência existente entre os diversos setores econômicos , de forma que o aumento na demanda do produto de um setor gera consequentemente o aumento na demanda dosprodutos de outros setores.
Para a OMT cerca de 52 setores da economia inseridos no setor primário secundário e terciário são diretamente impactados pela atividade turística, o gasto dos turistas é transferido para outros setores a medida que as relaçoes comercias acontecem.



Aluno: Anderson Carvalho Lima Matricula: 15217130128
Curso: Tecnologia em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • [3326-16861]Introd a internet 001725 ad 2009 1
  • Aula 1 Introd A EPIDEMIOLOGIA 1
  • QGE 1 INTROD
  • Ads 1
  • ads 1
  • Atividade 1
  • AD 1 EconomiaAmbiental 1
  • AD 1 Calculo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!