Acustica

Páginas: 14 (3266 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2013
Qualidades fisiológicas do som
Exercícios
 

01-(UNICAMP-SP) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que trafegam a altas velocidades. O uso de asfalto emborrachado pode reduzir significativamente esse ruído. O gráfico a seguir mostra duas curvas de intensidade do ruído sonoro em função da freqüência, uma paraasfalto comum e outra para asfalto emborrachado.

 As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade do ruído sonoro é dada por I = P/4pr2, onde P á a potência de emissão do ruído.
Calcule P na freqüência de 1000 Hz para o caso do asfalto emborrachado.Considere p=3
 
02-(UFPR-PR) Quando uma pessoa fala, o que de fato ouvimos é o som resultanteda superposição de vários sons de freqüências diferentes. Porém, a freqüência do som percebido é igual à do som de menor freqüência emitido. Em 1984, uma pesquisa realizada com uma população de 90 pessoas, na cidade de São Paulo, apresentou os seguintes valores médios para as freqüências mais baixas da voz falada: 100 Hz para homens, 200 Hz para mulheres e 240 Hz para crianças.
           (TAFNER, Malcon Anderson. "Reconhecimento de palavras faladas isoladas usando redes neurais artificiais". Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.)
Segundo a teoria ondulatória, a intensidade I de uma onda mecânica se propagando num meio elástico é diretamente proporcional ao quadrado de sua freqüência para uma mesma amplitude. Portanto, a razão IF / IM entre a intensidade davoz feminina e a intensidade da voz masculina é:
a) 4,00.     b) 0,50.     c) 2,00.      d) 0,25.     e) 1,50.
 
03-(UNICAMP-SP) O nível sonoro S é medido em decibéis (dB) de acordo com a expressão S = (10 dB) log (I/Io), onde I é a intensidade da onda sonora e Io = 10-12 W/m2 é a intensidade de referência padrão correspondente ao limiar da audição do ouvido humano. Numa certa construção, o usode proteção auditiva é indicado para trabalhadores expostos durante um dia de trabalho a um nível igual ou superior a 85 dB. O gráfico a seguir mostra o nível sonoro em função da distância a uma britadeira em funcionamento na obra
     
a) A que distância mínima da britadeira os trabalhadores podem permanecer sem proteção auditiva?
b) A freqüência predominante do som emitido pela britadeira éde 100 Hz. Sabendo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s, qual é o comprimento de onda para essa freqüência?
c) Qual é a intensidade da onda sonora emitida pela britadeira a uma distância de 50 m?
 
04-(UERJ) Seja NS o nível sonoro de um som, medido em decibéis. Esse nível sonoro está relacionado com a intensidade do som, I, pela fórmula abaixo, na qual a intensidade padrão, Io, é iguala 10-12W/m2.
NS=10.log(I/I0)
Observe a tabela a seguir. Nela, os valores de I foram aferidos a distâncias idênticas das respectivas fontes de som.

Sabendo que há riscos de danos ao ouvido médio a partir de 90dB, quais as fontes da tabela cuja intensidade de emissão de sons está na faixa de risco?
 
05-(UFRS-RS) A menor intensidade do som que um ser humano pode ouvir é da ordem de 10-16W/cm2.Já a maior intensidade suportável (limiar da dor) situa-se em torno de 10-3W/cm2.
Usa-se uma unidade especial para expressar essa grande variação de intensidades percebidas pelo ouvido humano; o bel (B). O significado dessa unidade é o seguinte: Dois sons diferem de 1B quando a intensidade de um deles é 10 vezes maior (ou menor) que a do outro, diferem de 2B quando a intensidade de um deles é100 vezes maior (ou menor) que a do outro, diferem de 3B quando a intensidade de um deles é 1000 vezes maior (ou menor) que a do outro, e assim por diante. Na prática, usa-se o decibel (dB), que corresponde a 1/10 do bel. Quantas vezes maior é, então, a intensidade dos sons produzidos em concertos de rock (110dB) quando comparada com a intensidade do som produzida por uma buzina de automóvel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACUSTICA
  • Acustica
  • acustica
  • Acustica
  • a acústica
  • Acústica
  • Acustica
  • acústica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!