ACRE

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
ACRE

LOCALIZAÇÃO: o Acre, estado brasileiro, situado no extremo sudoeste da região Norte, em plena Amazônia brasileira
FRONTEIRAS: Norte = Amazonas; Sul e Oeste = Peru; Leste = Rondônia; Sudoeste = Bolívia
ÁREA (km²): 153.149,9
RELEVO: A maior parte de seu território encontra-se em região de planalto
RIOS PRINCIPAIS: Juruá, Tarauacá, Muru, Embirá, Xapuri, Purus, Iaco e rio Acre.
VEGETAÇÃO:predominância da floresta equatorial ou hiléia brasileira
CLIMA: equatorial (quente e úmido)
MUNICÍPIOS (número): 22
CIDADES MAIS POPULOSAS: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Taraucá, Sena Madureira e Brasiléia
HORA LOCAL (em relação a Brasília): - 2h
HABITANTE: acreano
POPULAÇÃO: 557.526 (2000)
DENSIDADE: 3,64 habitantes por km2
ANALFABETISMO: 23,1 % (2000)
MORTALIDADE INFANTIL: indica a existência de 29óbitos antes de um ano de idade, para cada grupo de mil crianças nascidas vivas
CAPITAL: Rio Branco (nomeada Rio Branco em 1912, em homenagem ao Barão do Rio Branco)
HABITANTE DA CAPITAL: Rio-branquense
 
O nome Acre origina-se de Áquiri, forma pela qual os exploradores da região transcreveram a palavra Uwákuru, do dialeto dos índios Ipurinã.
A economia do Estado se baseia na extração da borracha eda castanha, na pecuária e na agricultura. A floresta sustenta a economia acreana e faz da indústria extrativa vegetal a atividade fundamental da população. A composição da economia do estado baseia-se primordialmente na extração da borracha e da castanha e ainda na atividade pecuária. O Acre é o maior produtor de borracha do país, sendo a seringueira encontrada principalmente nas bacias dos riosPurus, Juruá e Madeira. A coleta de castanha-do-pará é também atividade básica, realizada, em geral, pelo seringueiro, como ocupação subsidiária, na época das chuvas. Sua safra não é regular. A agricultura é geralmente praticada para subsistência, mas algumas lavouras como a mandioca, o arroz, a banana e o milho são também de importância econômica para o estado, além de serem essenciais para asubsistência de sua população. Na pecuária destaca-se o rebanho de gado bovino (464 mil cabeças); os suínos (202.912 cabeças); e ovinos (26 mil unidades)(5). Existe ainda alguma atividade industrial no estado do Acre, voltada para a produção alimentícia, madeireira, de cerâmica e de mobiliário. O comércio é feito quase todo por via fluvial e os produtos exportados convergem, quase totalmente, paraos estados do Amazonas e Pará.
 
O território do Acre pertencia à Bolívia até o início do século XX, embora desde as primeiras décadas do século XIX a maioria da sua população fosse formada por brasileiros que exploravam os seringais e não obedeciam à autoridade boliviana, formando, na prática, um território independente e exigindo a sua anexação ao Brasil. Em 1899, na tentativa de assegurar odomínio da área, os bolivianos instituíram a cobrança de impostos e fundaram a cidade de Puerto Alonso, hoje Porto Acre. Os brasileiros revoltaram-se com tal providência, o que resultou na disseminação de vários conflitos, que somente terminaram com a assinatura, em 17 de novembro de 1903, do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil adquiriu, em parte por compra e em parte pela troca de pequenas áreasdos estados do Amazonas e do Mato Grosso, o futuro território e depois estado do Acre.
Problemas de fronteira também existiram com o Peru, que reivindicava a propriedade de todo o território do Acre e mais uma extensa área no estado do Amazonas, tendo tentado estabelecer delegações administrativas e militares na região do Alto-Juruá entre os anos de 1898 e 1902, e do Alto-Purus entre 1900 e 1903.Os brasileiros, no entanto, com seus próprios recursos, forçaram os peruanos a abandonar o Alto-Purus em setembro de 1903. Com base nos títulos brasileiros e nos estudos das comissões mistas que pesquisaram as zonas do Alto-Purus e do Alto-Juruá, o Barão do Rio Branco, Ministro das Relações Exteriores na época, propôs ao governo do Peru o acerto de limites firmado a 8 de setembro de 1909. Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • acre
  • Acre
  • acre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!