ACOMPANHAMENTO DO COMPORTAMENTO DO POLICIAL MILITAR DA ATIVA PELOS ÓRGÃOS DE CORREIÇÃO DA PMBA: Uma Visão Crítica.

15748 palavras 63 páginas
13

1 INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

Nos tempos atuais, a sociedade passa por transformações profundas nos diferentes campos da existência humana. No aspecto socioeconômico, estas mudanças são mais acentuadas, as diferenças são potencializadas e geradoras de conflitos, segregando classes, exigindo desta forma um esforço muito grande das autoridades públicas para a manutenção do equilíbrio das relações em sociedade.
Neste sentido, há uma necessidade constante de investimento em aperfeiçoamento da prática laboral, no caso do serviço público, mormente no aspecto da segurança, para atendimento das crescentes e intensas cobranças por maior eficiência das prestações de seus serviços, sob pena do profissional não conseguir acompanhar e nem desenvolver o seu papel nessa sociedade.
O papel atribuído às polícias militares, conforme estabelece a
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Artigo 144,
Parágrafo 5º é de “polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”. A atuação da polícia, assim, deve seguir ao que é preconizado por suas competências constitucionais, cabendo-lhe, portanto, o monopólio do uso legítimo da força, caso haja necessidade para tal. Nesse sentido, as polícias são vistas como uma das instâncias de cumprimento da lei, autorizadas e requisitadas, portanto, para impor ou, se for o caso, utilizar de medidas coercitivas para estabelecer uma solução provisória para problemas emergentes.
Sabemos que são inúmeras as causas da violência, apresentamos, entretanto, algumas, a exemplo da elevada pobreza e desigualdade social aliada ao desemprego, conflitos étnicos e culturais, quebra da harmonia familiar, baixo índice de aproveitamento na educação, competição nos ambientes de trabalho, personalidades conflituosas, enfim, origens as mais diversas e cada vez mais sui generis. No entanto, outras razões também contribuem para o acirramento dessa violência, como trataremos adiante.

14

É manifesto que o

Relacionados