acne e a estetica

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013



ACNE E A ESTÉTICA

















Sumário
1 ACNE 5
1.1 TIPOS DE LESÕE 5
2 TRATAMENTOS 6
2.1 ESFOLIAÇÕES DA PELE 6
3 ANTIBIÓTICOS TÓPICOS ORAIS 6
4 TRATAMENTOS HORMONAIS 6
4.1 RETINÓICOS TÓPICOS 7
4.2 RETINÓICOS ORAIS 7
5 AGENTES BÁSICOS 7
5.1 PLANTAS MEDICINAIS 7
6 CLAREAMENTO 8
7 CICATRIZ 8
8 CONSEQUÊNCIAS DA ACNE 8CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebáceaassociada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.


















1.ACNE
é umadoença da pele. A sua freqüência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essasbolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes, manchas e ferimento.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).
A acne se divide em quatro tipos de grau , cada um com uma forma devisualização:
Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas,comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfiguraste.

1.1 Tipos de lesões
Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilos sebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam maior quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nemsempre está relacionada com a intensidade de seborréia. Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea cravo aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.
Pápula: é a inflamação do cravo, que se torna avermelhada e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolveprincipalmente do cravo fechado. O cravo aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.
Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.
é o uso de retinóides tópicos eisotretinoína; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.
Cravo: é a lesão mais característica da acne. O cravofechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada.
O Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.
Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou queloides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACNE ESTETICA
  • Estetica Acne
  • ACNE X CENTRO DE ESTETICA
  • Acne Estética e Imagem pessoal
  • Estética e Imagem Pessoal
  • Acne
  • Acne
  • Acne

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!