acidos e bases

Páginas: 4 (862 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
QUÍMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA ALIMENTOS









Solubilidade














Introdução
A solubilidade dos compostosorgânicos pode ser divida em duas categorias principais: A solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente esta envolvida a simples miscibilidade. As duas estãointer-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determina os solventes apropriados para analises espectrais e nas reações químicas.(SITE,qmc)
A solubilidade está intimamente relacionada à polaridade da molécula - o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido à polaridade das substâncias, estas serão mais oumenos solúveis. (Vogel, 1981).

Os conceitos “polar” e “apolar” são também importantes para análise de solubilidade, no entanto esses termos exigem interpretação. Não podemos dividir as moléculasem duas categorias, moléculas polares e moléculas apolares, pela simples razão que a polaridade é uma grandeza que pode variar continuamente de zero (para H2, por exemplo) até um valor máximo, quecorresponde a uma substância totalmente iônica. Como existem moléculas com quase todos os valores intermediários possíveis, não há como estabelecer um ponto definido para dividir em dois grupos.(Constantino et al, 2004).

Por outro lado a miscibilidade, caracteriza a capacidade que uma substância líquida tem de se misturar, formando um sistema homogêneo, ou se dissolver em outro líquido. Nestecaso, geralmente considera-se a miscibilidade como uma propriedade mútua entre os dois líquidos do sistema. Os líquidos que formam duas camadas distintas são imiscíveis. ( Bessler, 2009)Objetivo

Identificar compostos orgânicos através de testes de solubilidade, com intuito de identificar o grupo funcional, solventes apropriados para analises espectrais em função de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácidos e Bases
  • acido e bases
  • Ácidos e bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácido-base
  • Ácido base
  • Acido-BAse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!