Trabalho de Filosofia - Mytos e dóxa

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Escola de História – 1º período
1. O que significa dizer que a existência humana pertence ao mundo através da linguagem? A existência humana pertence ao mundo pelo poder da linguagem, pois é na e pela linguagem que o homem se torna um ser pensante. A linguagem faz com que a realidade se manifeste e assuma identidades e diferenças. A relação entre linguagem e realidade se dá através do saberrelacionado às coisas, aos outros e a si mesmo, pois a linguagem é o nosso meio de acesso ao mundo e ao pensamento. Sabe-se que, pela linguagem, o homem é capaz de tornar o seu meio um símbolo de mundo, porque é o único ser que precisa dizer e ser dito. Se entendermos que a linguagem transforma o real, teremos, afinal, entendido que através dela podemos dizer, mostrar e transformar a própriacondição humana.
2. Explicite de que modo o mythos concebeu a essência da linguagem ou a manifestação primordial da unidade entre ser e palavra: A palavra ”mythos” vem do verbo “mytheo” e significa narrar. Através da prática da narração, os mitos revelam por quem e por que as coisas foram feitas e em quais circunstâncias se deram. A tradição mitopoética é o modo mais antigo de relacionar linguagem erealidade, fazendo com que esta última configure o seu sentido. As narrativas míticas são ditos que contam como o homem e o mundo são hoje devido aos eventos da origem e determinam a relação do homem com a realidade do real. A expressão “mythos” denota a essência da palavra ou da linguagem, pois remete-nos ao primordial, já que revela o real e o dito antes de tudo o mais.

4. De que forma apalavra mítica pertence a um mundo a-histórico e, portanto, sem crise? Por ser o mito sempre um relato das origens com finalidade instauradora, sua produção determina o tempo como um agora permanente que se mantém, de alguma forma, no tempo das origens, isto é, não há uma linearidade nem uma progressão e, sim, um ciclo contínuo de um tempo único, caracterizando-se como a-histórico. O homem míticonão se posiciona, nem questiona nada, simplesmente se manifesta sobre a realidade sem levantar polêmicas a respeito do que é dito. Sendo assim, não há crise.
5. Explique que tipo de organização da vida coletiva se estabeleceu a partir da palavra poético-religiosa na Antiguidade helênica: O homem grego não aceitava a sua existência individual fora da comunidade, só vendo sentido em sua vida quandoparticipava da coletividade familiar, que tinha uma organização diferente da que vemos hoje. Na Antiguidade helênica, a família era estruturada e formada por pessoas, animais e coisas (como pai, mãe, filhos, escravos, móveis, imóveis...) e toda essa estrutura era como uma propriedade do patriarca. Neste tipo de comunidade (homogênea), os valores são passados de geração em geração e se estruturam apartir de uma base religiosa, com leis internas de caráter divino.
 6. De que maneira a pólis grega concebeu a dóxa como a verdade da linguagem?
Na concepção da pólis, a verdade da Filosofia tinha um caráter tirânico ou despótico, pois visava a superação da dóxa. A dóxa, por sua vez, falava de tal maneira que a verdade de um homem revelava-se para si e para os outros, sendo essa, para a pólis, aessência da linguagem. Reconhecia-se como dóxa a palavra política e a compreensão do mundo do jeito como ele se abria para quem o percebia. Na dóxa, o fundamental era a distinção na qual “ser” equivalia a “aparecer” publicamente para uma variedade de homens singulares.
7.Qual o significado e a relevância política da distinção sofística entre nomos e physis? Nomos e physis são conceitos opostose excludentes. Nomos tem como significado a artificialidade da aparição e Physis pela aparição espontânea e regular. Ou seja, é a distinção entre algo que se pode crer por crença e algo que se vê como o certo. O physis não precisa da crença e nem das convenções para se estabelecer e existir. Já o nomos se estabelece como intermediário no relacionamento que os homens tem entre si na Pólis.
 8....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Filosofia apresentando a filosofia
  • Trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • trabalho filosofia
  • Trabalho de Filosofia
  • TRABALHO DE FILOSOFIA
  • trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!