acido e bases

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2013
Q1 O ácido clorídrico é muito usado industrialmente na manufatura de corantes. Com o nome de ácido muriático ele é largamente empregado na limpeza em geral, não podendo ser utilizado, no entanto, empisos de mármore, os quais são constituídos de carbonato de cálcio. Se por acidente um pouco de ácido muriático cair sobre um piso de mármore, entre os produtos citados abaixo, normalmente encontradosem qualquer residência, o mais indicado para se espalhar sobre o local será:
a) vinagre b) sal de cozinha c)suco de limão
d) suco de tomate xe) amoníaco

R- Primeiramente, a reaçãoque ocorrerá é: 2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2CO3 Mas o ácido carbônico é instável e se decompõe em H2O e CO2, A reação então fica assim: 2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2O + CO2 Para neutralizar os efeitos doácido clorídrico, necessitamos de uma base. A única alternativa que há uma base é a letra ''e''- Nh3emagrecer rápido

Q2 Urtiga é o nome genérico dado a diversas plantas da família Urticacias, cujaas folhas são cobertas de pelos finos, os quais liberam ácido fórmico (H2CO2) que, em contato com a pele, produz uma irritação. Dos produtos de uso doméstico abaixo, o que você utilizaria paradiminuir essa irritação é:
a) vinagre b) óleo c)sal de cozinha
d) coalhada e) leite de magnésia

Q3 Num recipiente contendo uma substância A foram adicionadas gotas de fenolftaleína, dando umacoloração rósea. Adicionando-se uma substância B em A, a solução apresenta-se incolor. Com base nessas informações podemos afirmar que:
a) A e B são bases. d)A é um ácido e B é uma base.
b) A éuma base e B é um ácido e)A e B são ácidos.
c) A e B são sais neutros.

Q 4 - O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido ou básico de diferentes soluções.Misturando-se um pouco de suco de repolho a uma solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala a seguir.
vermelho rosa roxo azul...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácido-base
  • Ácido base
  • Acido-BAse
  • acidos e bases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!