academico

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Aplicando 5S na Vida Pessoal
Por Tom Coelho

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionarno limite da exaustăo. Doze meses dăo para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.Aí entra o milagre da renovaçăo e tudo começa outra vez,com outro número e outra vontade de acreditar,quedaqui para diante vai ser diferente." (Carlos Drummond de Andrade)
 
 Primeiro, foi a famosa contagem regressiva, o saboroso champanhe, os agradáveis cumprimentos aos amigos e familiares, as fartasrefeições e o repousante sono característicos das viradas de ano. 
Agora, é o Carnaval, visitando-nos mais tardiamente este ano, acompanhado de trio elétrico e muito trânsito para uns, descanso ealgum trânsito para outros... 
Dizem que em nosso país o ano começa após a quarta-feira de Cinzas. Neste caso, bem-vindo de volta ao cotidiano! 
Embora para algumas pessoas estes primeiros doismeses não passem de dias como outros quaisquer, prefiro pensar como Drummond, aproveitando a magia do momento para refletir sobre o que foi feito; repensar, sobre os objetivos e metas traçadas; erecomeçar, a luta e a caminhada. 
Em Administração, utilizamos um expediente importado lá do Oriente, mais precisamente do Japão pós-guerra, chamado de “5 S”. Este nome provém de cinco palavras japonesasiniciadas pela letra S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. 
Os cinco sensos constituem um sistema fundamental para harmonizar as interfaces entre os subsistemasprodutivo-pessoal-comportamental, norteando-se na base para o trabalho de uma rotina diária. 
Praticar os 5S significa: 
Seiri (senso de utilização): separar as coisas necessárias das desnecessárias;
Seiton (senso deorganização): ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado;
Seisou (senso de zelo): criar e manter um ambiente físico agradável;
Seiketsu (senso de higiene): cuidar da saúde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • ACADEMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!