ABUSO DE AUTORIDADE CAUSA INDIGNA O 20 04 2009

937 palavras 4 páginas
Abuso de autoridade causa indignação na cidade

Infração de transito revelou exageros na conduta policial

No dia 04 de Abril, por volta das 14:30, na Rua Mineiro Francisco Machado de Paula, na Bela Vista, próximo ao campo do Montanhês, Elcio Camilo Cruz foi abordado pela polícia, por estar conduzindo a sua moto sem capacete. O Tenente Rodrigues, da Polícia Militar de Nova Lima, realizou a abordagem de forma arrogante e desrespeitosa. Diante disso, Elcio Camilo Cruz, se defendeu dizendo que não era marginal. Em seguida o tenente tirou a arma da cintura e apontou em direção ao peito do infrator e o ameaçou mandando o mesmo calar a boca. O fato ocorreu sem que antes a polícia solicitasse a apresentação dos documentos da moto e de habilitação.
Neste mesmo dia, por volta das 16h30, na avenida Presidente Kennedy, nas proximidades de sua residência, ao cometer uma infração de transito, Gilberto Amaral, foi abordado pelo mesmo Ten. Rodrigues da Polícia Militar da cidade, de forma exagerada da seguinte maneira:

“Desce do carro e mãos na cabeça, você mexe com droga?.
No capô do carro agora! Cala boca e obedece! Puxa ficha desse cara”.

Essas foram às frases preferidas pelo Tenente Rodrigues, em alto e bom tom para todos ouvirem. Gilberto Amaral foi jogado contra o veículo e chutado sem que esboçasse nenhuma resistência, obedecendo às ordens, ainda que não concordasse da maneira como foi realizada a abordagem, respondendo:

“Calma, estou errado, meus documentos estão no carro, não precisa agressão”.

O modo de abordagem do Tenente Rodrigues, da Policia Militar, há de ser apreciado, pois tal como qualquer outro servidor público, o policial deve agir com urbanidade, imparcialidade. Não que haja um ideal de educação de um serviço de polícia metropolitana, mas se exige um mínimo de tratamento civilizado ao cidadão, mesmo que se verifique singelo elemento de suspeita de algum ilícito penal típico.

Como se pode observar, nesta segunda ocorrência, principalmente

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas